Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Saúde do Homem e da Mulher tem início no Ceará

Teve inicio ontem, 11, no distrito de Brotas, município de Miraíma, a primeira ação do Programa Saúde do Homem e da Mulher, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR no Ceará. O Programa leva o exame de prevenção do câncer do colo do útero e da próstata à população da zona rural, de forma gratuita, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município, que disponibiliza a logística de transporte, o local, além de fazer a mobilização da comunidade em conjunto com a equipe técnica do SENAR e também promove ações sociais, através de testes rápidos para HIV, Hepatite, alguns tipos de vacinas, palestras e espaço de beleza. O SENAR, por outro lado, participa com parte dos profissionais e com os exames de laboratório.

Em Miraíma foram atendidas 242 pessoas, sendo 122 mulheres e 120 homens. A ação contou com a presença do Prefeito, do Vice-prefeito, da Primeira dama, do Secretário de Saúde, do Vice-presidente da  Região Litoral Oeste da FAEC, Ossian Dias e do Presidente do SINRURAL de Amontada, Humberto Albano de Menezes. A equipe do SENAR-CE foi composta pela coordenadora de Programa/Projeto, Carolina Machado, da Gestora do Núcleo de RH, Luciana Lacerda e da Assistente Administrativo Patrícia Adele.

Segundo a Diretora Técnica do SENAR-CE, Ana Kelly Cláudio, este ano o Programa Saúde do Homem e da Mulher atenderá 10 localidades da zona rural dos municípios: Morrinhos, que acontecerá no dia 19 e em Viçosa do Ceará no dia 20. Trairi, Pacujá, Santa Quitéria, Pedra Branca, Senador Pompeu, Jaguaribe e Maranguape estão sem data confirmada.