Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRINHO – SENAR/CE HOMENAGEIA ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS RURAIS

O evento de premiação será quarta- feira, em Fortaleza, com a participação de caravanas de 41 municípios

Uma festa de congraçamento entre alunos, professores, diretores, pais , coordenadores e convidados do Programa AGRINHO, será  realizada quarta- feira, 18, a partir das 9 hs, no Buffet Barbaras Cambeba, com a  distribuição de cerca de 80 prêmios aos 10 primeiros lugares do concurso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar- CE,.
Trata-se de uma programação desenvolvida  durante todo o ano nas escolas rurais de comunidades carentes e desprovidas de apoio e de incentivos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, com temas .

Cerca de 1.800  trabalhos dos mais diversos tipos chegaram à  Coordenação do Programa AGRINHO, em Fortaleza. Este ano 41 municípios se inscreveram no concurso, que envolve 197.987 alunos de 1.771 alunos da 5a a 8a série e da 6a a 9a séries.  Com o intuito de motivar professores e alunos, o programa promove cinco concursos, tais como: Desenho, Redações, Experiência Pedagógica e Município Agrinho, a cujos vencedores são conferidos prêmios, composto por computadores, aparelhos de som, tablet, televisores, bicicletas, notebook, Moto 125 e 100cc, que são entregues, anualmente, em solenidade festiva, com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais.

Segundo a coordenadora do Programa de Promoção Social do Senar,assistente social  Kely Cláudio, as avaliações foram  feitas durante o  mês outubro, por uma comissão constituída por profissionais de vários órgãos entre eles, da Secretaria de Educação do Estado, Semace, Secretaria do Meio Ambiente, BNB, Instituto Tortuga, Banco do Brasil e Sebrae-Ce. O concurso teve  como tema este ano “Viver Bem no Semiárido” .

Os trabalhos de desenho chamam a atenção pela sua originalidade, revelando toda a criatividade dos alunos, disse o superintendente do Senar-CE, Paulo Hélder Braga, “Sou um entusiasta do  AGRINHO, porque ele motiva e dá oportunidade aos alunos da zona rural de competirem num ambiente saudável, com uma orientação técnica de professores, diretores das escolas premiando   os melhores trabalhos com  que vão  desde computador, a bicicleta, motocicleta,doadas pelos nossos patrocinadores, disse Paulo Hélder.

O QUE É O AGRINHO

​O Agrinho é um programa educativo que prioriza a criança e o jovem, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. ​ Tem sua execução a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que é uma Entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, criada pela Lei 8.315 de 23/12/1991 com a missão de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem e a mulher do campo, contribuindo para a sua profissionalização e sua integração na sociedade, para o pleno exercício da cidadania.

Em sua edição 2015, o Programa está sendo realizado em 41 municípios do Estado, contemplando 1.771 (hum mil setecentos e setenta e uma) unidades escolares, com um corpo docente de 9.652 (nove mil seiscentos e cinquenta e dois) professores, cujos benefícios estendem-se a 196.987 (cento e noventa e seis mil novecentos e oitenta e sete) alunos integrantes de escolas rurais cearenses, desenvolvendo o tema “Viver bem no semiárido”.

Os temas transversais trabalhados no Programa são meio ambiente, saúde, cidadania, trabalho e consumo e viver bem no semiárido. Os professores são capacitados e, a partir daí, passam a inserir estes temas, de forma transversal, nas diferentes disciplinas, até o encerramento do período letivo, obedecendo a um cronograma previamente estabelecido.

MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO AGRINHO 2015

Ibiapaba

*Coreaú, Carnaubal, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tiangua, Ubajara, Mucambo, Frecheirinha,

Maciço de Baturité

Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

Baixo e Médio Jaguaribe

Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Ibicuitinga, Itaiçaba, *Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pindoretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte

Centro Sul

*Iguatu e *Saboeiro

* Municípios que entraram em 2015.