Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PRODUTORES TERÃO 11 OFICINAS EM ARENA ESPECIAL E MAIS 20 EM SALA DE AULA

As oficinas são a forma prática de mostrar aos produtores o que eles aprendem na teoria, assim dentro do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que se realiza de 21 a 23 de junho próximo, no Centro de Eventos do Ceará, serão ofertadas aos produtores 11 oficinas gratuitas em uma Arena especial, no Pavilhão Térreo do Centro de Eventos, onde se realiza também a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. Mais 20 oficinas serão realizadas em Auditório, totalizando assim 31 oficinas. No Espaço da PECLEITE – exposição especializada de caprinos e bovinos de leite – serão ofertadas quatro oficinas, duas sobre bovinocultura e três de equinocultura. Como explica o Coordenador Técnico das Oficinas, Lauro Ramos Torres de Melo Filho, Técnico do SENAR-CE, os temas foram escolhidos de acordo com a demanda apresentada pelos produtores no ano anterior e durante os cursos ministrados pelo SENAR. O evento é uma promoção do Sistema FAEC/SENAR/ CNA/SINRURAL e SEBRAE-CE, e está comemorando 20 Anos.

Serão seis oficinas técnicas no período da manhã e da cinco no período tarde, sobre os seguintes temas e horários: dia 21/06 – de 14h às 16h, Produção de volumoso mais palatável e protéico, e de 16h às 18h – Plantio e o uso da Palma Forrageira para formação de reserva alimentar para pecuária. Dia 22, de 10 às 13h – Oficina: Compostagem de resíduos e carcaças de pequenos ruminantes. Horário: 14h30min às 16h – Oficina: Mandioca: Aproveitamento da Mandioca na Alimentação Animal. No último dia do evento serão mais duas oficinas, uma na parte da manhã, de 10h às 12h – sobre: Mandioca: Aproveitamento da Mandioca na Alimentação Animal e a outra no período da tarde, de  15h às 17h – sobre: Palma Forrageira: Plantio e o uso da palma forrageira para formação de reserva alimentar para pecuária.

BROWNE E SALAME A BASE DE CAJU

Na área de Gastronomia serão seis (6) oficinas em dias e horários diferenciados sobre: aproveitamento da palma forrageira na alimentação humana: Elaboração de sucos e receitas salgadas, gastronomia da carne suína, Derivados da Macaxeira: Elaboração de bolos, sucos, sorvetes e receitas salgadas e Cortes de Suínos, e Oficina abre Gastronomia da carne suína. A grande novidade deste ano será a Oficina de Delícias do Caju, Elaboração do Browne, Pão cearense e Salame. As coordenadoras técnicas das oficinas de alimentação, Ana Kelly Cláudio Gonçalves e da Vitrine da Carne Suína, Paula Cavalcante de Alencar Braga, garantem que as instrutoras são pessoas com comprovada capacidade que já trabalham o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural há vários anos.

COMO PARTICIPAR

Cada oficina técnica comporta até 50 pessoas em média.  Já as oficinas de gastronomia e alimentação que serão ministradas na Vitrine da Carne Suína e dos Sabores Nordestinos, serão 20 vagas por cada curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet, através do site:www.pecnordestefaec.org.br, ou no local do evento, por ordem de chegada.

MAIS 20 OFICINAS EM AUDITÓRIO

Além  das oficinas  em arena, serão oferecidas mais 18  oficinas em sala de aula, em cada um dos segmentos. Confira as oficinas por segmento:

Apicultura – 1, Bovinocultura – 2, Caprinovinocultura: 3, Equinocultura: 3, Suinocultura  4, PECLEITE: 4, Artesanato: 3.

Local: ARENA – Feira – Pavilhão Térreo

COORDENADOR OFICINAS ARENA: Lauro Ramos Torres de Melo Filho – ARENA – SENAR-CE

VITRINE DA CARNE SUÍNA E DOS SABORES NORDESTINOS: Ana Kelly Cláudio Gonçalves e Paula Cavalcante de Alencar Braga – SENAR E ASCE-CE