Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Produção de garoupa será um dos destaques do PECNordeste

A produção de garoupa no Ceará será um dos destaques do PEC Nordeste deste ano. Durante o evento, haverá um “Encontro da Piscicultura Marinha no Ceará”, com palestras sobre reprodução e produção de peixes marinhos; piscicultura marinha brasileira sob a ótica do setor produtivo; viabilidade econômica do cultivo de garoupa, dentre outros temas. Produtores cearenses passaram a investir na criação do pescado como forma de diversificação da aquicultura no Estado com itens de maior valor agregado.

Segundo o secretário executivo do Agronegócio do Ceará, Sílvio Carlos Vieira, um dos benefícios da produção de garoupa é o aumento da produtividade. “O quilo da tilápia é R$ 8 e da garoupa é R$ 30. Com praticamente a mesma água temos uma agregação de valor”, ele diz. O secretário destaca ainda o potencial de incremento no PIB do setor. “Já fizemos uma simulação e podemos aumentar pelo menos 20% apenas com boa gestão de recursos hídricos e eficiência do uso da água no agronegócio”.

Maior seminário de capacitação do agronegócio do Nordeste, o PECNordeste 2022, será realizado de forma presencial de 29 de junho a 01 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. O Encontro da Piscicultura Marinha no Ceará será realizado no dia 30, das 14h às 18h.