Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Primeiro encontro do CNA Jovem 2021 termina com debates sobre criatividade, liderança e superação de desafios

Os 80 jovens selecionados para a etapa nacional terão novo encontro em junho

O primeiro encontro da fase nacional CNA Jovem 2021 terminou no domingo (2) com uma programação totalmente virtual marcada por debates sobre criatividade, liderança, oficina de talentos, construção da rede de desafio e muita sinergia entre os 80 participantes.

Esse encontro focou na preparação dos jovens, que foram divididos em 10 grupos para aprofundar o conhecimento relacionado aos desafios prioritários do agro nas áreas educacional, empresarial, política, sindical e institucional. O objetivo é que eles apresentem, até o final do programa, propostas para solucionar gargalos do setor.

Para começar o dia, o mágico, ilusionista e empreendedor Rapha Santacruz falou sobre criatividade e como a combinação entre teatro, música, circo e cultura popular foi benéfica para o seu trabalho. “A inovação parte da prática de novas habilidades. Então é necessário fazer coisas diferentes para ampliar a visão e criar novas possibilidades para inovar em suas áreas”, disse.

Em outro momento da programação, os 80 finalistas participaram de uma dinâmica em que tiveram de mostrar habilidade, espírito coletivo e liderança em jogos vivenciais, chamados Scape Rooms. Eles trabalharam em equipes para seguir pistas, interpretar códigos e decifrar enigmas para escapar das salas em até 60 minutos.  Um dos desafios era investigar o roubo da taça da Copa do Mundo de 1970, a Jules Rimet

A intensa programação e o rico conteúdo abordado chamaram a atenção dos jovens pela interação com líderes renomados do Brasil e especialistas do setor.

No Ceará, 04 jovens participaram desta etapa e deram seu depoimento sobre o evento. Matheus Ferreira comentou “O primeiro encontro do CNA jovem 2020 & 2021 foi uma grande alegria e de muito aprendizado, mesmo sendo virtualmente, foi uma experiência enriquecedora, que nos moveu em muitos momentos a ficarmos nos questionando “qual é sentindo de ser Jovem Líder do AGRO”. Esse momento só foi possível graças a uma coordenação muito preparada e que não mediou esforços para planejar um encontro que desse ânimo a todos está firme ate o final, já que foram mais de 20hs de on-line. Dessa forma, o aprendizado nos possibilitou à ver novos horizontes em nossas vidas cotidianas, e de como vamos exercer esse aprendizado na lida do campo”.

 

Para Anyelly Soares, a experiência foi uma mistura de gratidão e oportunidade nesse primeiro encontro virtual CNA jovem. Todo o cuidado da equipe em proporcionar uma experiência memorável ficou explícito até nos pequenos detalhes, que ultrapassaram todas as expectativas criadas diante tamanha estrutura do evento. A programação envolveu grandes nomes inspiradores da nossa trajetória no programa e nos incentivou a buscar sempre nossos objetivos com foco e perseverança. Uma carga horária intensa de atividades, que além de muito debate e aprendizado com grandes nomes do setor, proporcionou momentos de descontração e integração com o jogo ‘escape room’ e o ‘se vira nos 30’ por exemplo. “Muita gratidão a toda equipe organizadora pelo empenho em tornar esses 80 jovens ainda mais engajados no propósito da liderança,  e nos fazer sentir mais próximos, ainda que nesse triste contexto de pandemia”.

 

Segundo Raquel Barros, “Um dos melhores momentos do encontro foi o depoimento de um dos egressos do CNA Jovem a Paula Hofmeister e a Deputada e Presidente da Comissão da Agricultura na Câmera dos Deputados Aline Sleutjes, mostrando que existe uma demanda enorme dos jovens à frente das decisões políticas para a aceleração do nosso setor que mais cresce no Brasil, e essa carência não se restringe apenas para a esfera estadual, mas, em âmbito nacional. A cadeira está vazia, só cabe a nós correr e sentarmos. O CNA Jovem nos prepara para correr e mais ainda, a cada etapa nos sentimos preparados para sentar nessa cadeira e ter voz pelo nosso Setor Agropecuário. Precisamos de mais jovens em sintonia com o Agronegócio nos municípios e estados participando ativamente da construção desse segmento”.

 

 

Outro participante do Ceará, Caio Vasconcelos, disse que o primeiro encontro do CNA jovem proporcionou uma experiência surreal, onde teve momentos incríveis com palestras de diferentes áreas de atuação para com isso desenvolver o censo crítico e habilidade de um líder forte e ao mesmo tempo flexível. Foram três dias de intenso aprendizado e desenvolvimento humano, profissionais no nível de Leandro Karnal apresentaram uma visão de liderança que irão nos nortear e equilibrar nossa perspectiva frente aos nossos desafios que estão sendo propostos ao programa. Foi simplesmente sensacional.

Para conhecer o programa CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/