Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da FAEC participa de Seminário sobre Fortalecimento da Sudene em PE

Flavio Saboya_01Atendendo a convite da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – DR, do Senado Federal, que tem o senador cearense Inácio Arruda como um dos seus membros o Presidente da Faec, Flávio Saboya participa nesta sexta-feira, dia14, em Recife-PE , de um seminário sobre o Fortalecimento da SUDENE no contexto do Desenvolvimento Regional, que contará com a presença de governadores da região de atuação da Sudene senadores e outras autoridades de instituições da Região Nordeste.

A abertura do evento será feita pelo senador Carlos Valadares, com participação do superintendente da Sudene, Paes Landim e as exposições do Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, do senador Inácio Arruda, e do professor Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho. Estão previstas ainda a participação do presidente do BNB, Joel Lazarin, presidente da CNI, Robson Braga de Andrade e da assessora da Presidência do Bndes, Helena Maria Martins Lastres.

O presidente da FAEC acha que esta reunião é da mais alta importância e “a nossa esperança é que a Sudene volte a ter papel que exerceu no passado, de indutora do desenvolvimento sustentável do Nordeste, com ênfase para o semiárido. Nós da FAEC temos um compromisso de apresentar uma proposta de fortalecimento das médias propriedades rurais, onde 70% estão localizados no Nordeste”. Flávio Saboya esteve recentemente em Brasília para assinatura de um convênio do Mapa com a SDA, via Ematerce, para apoio de assistência técnica aos médios produtores rurais. Segundo ele, de 240 mil estabelecimentos agropecuários no Estado, 90 mil são constituídos pela média produção, 2% pela grande produção (quem tem mais de 200 cabeças de animais), o que significa que o Ceará é um estado de médios e pequenos produtores.

Saboya disse ainda, que foi aprovado no Senado Federal o subsidio da energia elétrica para o produtor rural durante todo o dia, antes era concedido apenas no horário noturno de 21: 30hs às 6 da manhã, o produtor passava a noite toda trabalhando. O projeto foi aprovado no Senado e agora vai para a Câmara Federal, pedindo a todos os produtores que solicitem o apoio de seus parlamentares. O representante da FAEC, junto ao do Conselho de consumidores da Coelce, Engº. Erildo Pontes prometeu levar esse pleito ao Conselho Nacional na próxima reunião em Brasília.