Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da FAEC participa de audiência pública sobre o Banco do Nordeste na Assembleia

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya participou no último dia 5 de abril de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará para discutir a formação de uma Frente Parlamentar em defesa do BNB, com a participação das assembleias legislativas do Nordeste.  Semana passada, ele esteve em Brasília, onde participou de uma reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste junto a CNA, com a presença dos presidentes de federações de agricultura do Nordeste e do Presidente do BNB Romildo Rolim, quando foram tratados vários assuntos de interesse da Região, inclusive a manutenção do BNB e maior injeção de recursos do FNE.

A proposta da audiência foi do deputado Daniel Oliveira, segundo vice- presidente da Assembleia do Ceará, que propôs a criação de uma frente parlamentar em defesa do BNB. Uma das ideias defendidas pelo presidente da Faec (Flavio Saboya), que salientou durante entrevista a importância do BNB para o produtor rural. “Estamos aqui para apoiar essa iniciativa e destacamos que temos diversas parcerias com o BNB através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste  e recentemente firmamos um convênio da CNA envolvendo todas as federações do nordeste. Estamos implantando uma Assistência Técnica e Gerencial em que o Banco do Nordeste é parceiro. O agricultor cearense não pode viver sem fundos do banco do Nordeste. Não aceitamos nenhuma iniciativa que não seja a manutenção dessa entidade”.

A luta é pela preservação do Banco e também de órgãos como o DNOCS, Sudene, Codevasf, disse o presidente da Al do Ceará, Dr José Sarto. Segundo o presidente da AL do Maranhão, Otelino Neto, deve ser uma defesa de todos os nordestinos. Ficou acertada uma audiência com os presidentes da Câmara Federal e do senado para entregar as proposta.

Estiveram presentes na audiência deputados estaduais Sergio Aguiar, Delegado Cavalcante, Acrísio Sena, Renato Roseno, Augusta Brito, Walter Cavalcante, Guilherme Landim, Dra. Silvana Oliveira, Nenzé, Nizo Costa, Danniel Oliveira e André Fernandes. Os Deputados Jaziel Oliveira, deputado José Airton e o presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique.

Presenças dos deputados: Presidente das Al, do Ceara, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe, Bahia, deputados estaduais: Romeu Aldigueri, Moises Braz, Daniel Oliveira, Nelinho Freitas, deputados federais Eduardo Bismark, Junior Mano e Heitor Freire. Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, Rita Josina presidente da associação dos funcionários do BNB e cerca de 200 funcionários do Banco.

Confira a entrevista: