Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PECLEITE TRAZ A MOSTRA DOS MELHORES BOVINOS E CAPRINOS PRODUTORES DE LEITE

_MG_3138Durante a realização do XIX Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, de 16 a 18 de Junho próximos, será realizada pelo quarto ano consecutivo uma exposição de animais bovinos e caprinos leiteiros PECLEITE, no estacionamento do Centro de Eventos. A programação que está a cargo da enga. agrônoma Rejane Bastos Dias, conta com um concurso leiteiro, que objetiva premiar as raças maiores produtoras e mostrar todo nosso potencial genético.” Na realidade a PECLEITE é uma pequena mostra do nosso rebanho caprino e bovino, com a participação de 40 animais, pois a sua finalidade maior não é ser uma feira e sim uma mostra do que temos de melhor em diversas raças, bem como fazer a transferência de tecnologias aos produtores que participam do PECNORDESTE,explica Rejane Bastos. Ano passado tivemos a participação de bovinos das raças Pardo Suíço, Girolanda, Simental, Gersey e caprinos das raças Saanen, Anglo Nubiano.

Este ano haverá duas oficinas, no próprio espaço do PECLEITE, no dia 17 às 9h sobre Caracterização de um Animal da Espécie Bovina com aptidão para produção de leite, já no dia 18 às 9h, Oficina: Caracterização de um animal da espécie caprina com aptidão para produção de leite.

Segundo Rejane Bastos, os produtores irão obter conhecimentos para posteriormente quando forem adquir animais para o seu rebanho para produção de leite através das oficinas que serão ministradas.

Ainda no espaço do PECLEITE será realizado oficinas no segmento de ovinocaprinocultura.

Todos os dias no final da tarde será realizada uma ordenha acompanhada por uma comissão técnica, e no ultimo dia do PECNORDESTE, serão divulgados os ganhadores.

Ano passado a premiação atingiu R$ 40 mil em prêmios, e a grande atração foi a presença do Instituto Tostes Mendes, de Minas Gerais, com oficinas de fabricação de queijos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FAEC/SENAR-CE
Tel: (85) 3535 8038
Jornalista Responsável Silvana Frota 85-9981.9640
Estagiário Marcos Weydson 85-8519.3095