Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MULHERES SÃO RESPONSÁVEIS POR 30% DA GESTÃO DOS NEGÓCIOS NO CAMPO

Em 2020 , o resultado de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Agronegócio( ABAG), atestou que as mulheres que atuam no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo,30 % do segmento- muito acima do registrado na indústria (22%) e na área de tecnologia ( (20%). Isso significa em números que o setor do agro feminino movimenta cerca de US$ 165 bilhões, ou seja, 8% do Produto Interno Bruto( PIB). nacional, uma vez que o agronegócio representa 25% do PIB total.

Na avaliação do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE , Sérgio Oliveira, o gerenciamento das propriedades rurais por parte das mulheres vem crescendo também no Ceará, onde já existiam muitas atuando diretamente no trato direto com o campo. A gente sente um interesse maior das mulheres partirem também para o gerenciamento, numa preocupação constante pelo controle dos gastos e os investimentos, isso vem sendo observado pelos nossos técnicos de campo, durante as visitas às propriedades, principalmente as assistidas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATEg.

A coordenadora de projetos especiais do SENAR, médica veterinária Carolina Machado, também concorda com o superintendente do SENAR e aponta a Dona Santa do distrito de Bixopitá, em Limoeiro do Norte, como um exemplo de empreendedorismo no campo. Ela trabalha com avicultura há vários anos, mas depois da assistência técnica e gerencial do SENAR, sua produção de ovos e frango cresceu extraordinariamente .Temos uma turma de 30 produtores trabalhando a avicultura em Limoeiro.
O Superintendente do SENAR, faz questão de destacar também os cursos de Promoção Social ofertados gratuitamente , nas áreas de panificação, bolos, doces , aproveitamento do pedúnculo do caju, utilização da palma forrageira na alimentação humana, que tem atraído cada vez mais mulheres, que após esses cursos se tornam empreendedoras no campo, gerando assim mais emprego e renda.