O terceiro dia de programação do Ibiapaba Agrotech, realizado de 14 a 16 de setembro, em Guaraciaba do Norte, foi marcado pelo encontro Mulheres do Agro. O evento destaca a atuação da mulher na gestão e na governança do agronegócio e busca estimular a presença feminina no setor, apresentando conteúdos sobre inovação, liderança, governança, economia, além de proporcionar troca de experiências entre as participantes.
Para Lucivanda Fernandes, CEO da Fazenda Santo Expedito, o encontro é uma forma de empoderar aquelas mulheres que se dedicam diariamente ao desenvolvimento do agronegócio Ibiapabano. “Nossa presença, traz a força que movimenta e incentiva a criação de ambientes mais dinâmicos. Como resultados que impulsionam o crescimento dos negócios dentro e fora do campo”, ela diz.
Durante o encontro foram realizadas palestras e mesas redondas. E foram homenageadas a pioneira do agronegócio em Guaraciaba do Norte, a empresária Zadina Camelo, a engenheira agrônoma, Maisa Veras e a agente comunitária e agricultora Olga Rodrigues.
O encontro Mulheres do Agro teve como anfitriã, a primeira-dama de Guaraciaba do Norte, Karen Machado e contou com diversas lideranças femininas, além do vice-presidente da Faec/Senar, Inácio Parente, da chefe do Setor de Arrecadação do Senar Ceará, Ivoniza Holanda, do articulador do Sebrae, Francisco Terceiro Magalhães, do prefeito Adail Machado, e do deputado federal Moses Rodrigues.
Para Márcia Caroline, analista técnica do Sebrae e responsável pelas ações de Empreendedorismo Feminino na Ibiapaba, esse tipo de evento contribui para transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. “Nosso objetivo é proporcionar conhecimento, networking e fazer com que mulheres se inspirem em outras mulheres e se tornem protagonistas de suas empresas e carreiras”, diz.
O Ibiapaba Agrotech é uma iniciativa do Sistema Faec/Senar em parceria com Sebrae, e contou com a parceria da Prefeitura de Guaraciaba do Norte.
Agropacto
Paralelamente ao evento, foi realizada a 4ª edição do Agropacto, fórum permanente de discussão sobre assuntos relacionados ao segmento agropecuário, com foco no desenvolvimento do agro da região da Ibiapaba, que compreende o maior PIB agropecuário do Ceará. Na ocasião foi discutido o litígio envolvendo municípios na divisa entre Ceará e Piauí.