Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Monitor de Secas vai acompanhar agravamento das secas no Nordeste

Agência Nacional de Águas, Ministério da Integração Nacional, Instituto Nacional de Meteorologia e governos do Nordeste lançam o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água. Ferramenta traz mapa elaborado com a colaboração de técnicos locais que enfrentam a seca no dia a dia

O Monitor de Secas é um instrumento de monitoramento que mostra a magnitude da seca no Nordeste e seus impactos, cujo principal produto é um mapa mensal que acompanha a situação da seca, disponibilizando as informações de forma ilustrativa, depois de validadas por técnicos locais que vivenciam a seca em seu cotidiano. O mapa leva em consideração dados de monitoramento e os impactos concretos no abastecimento, agricultura e pecuária, dentre outras áreas, para apresentar o retrato mais recente e fiel possível da seca de maneira periódica.

Trata-se de uma ferramenta importante, que estará disponível nas páginas das instituições parceiras, para dar apoio aos tomadores de decisão do setor público e privado, contribuindo para a melhor gestão de secas e para o planejamento coordenado e proativo de ações de preparação e de resposta.

 

O mapa do Monitor de Secas passa a ser publicado mensalmente na páginahttp://monitordesecas.ana.gov.br/, junto com a descrição do processo de elaboração, incluindo indicadores e evidências. É possível visualizar a progressão da situação da seca em cinco categorias: excepcional, extrema, grave, moderada e fraca. O mapa também identifica e delimita as áreas de impactos de curto e longo prazo.

 

O Brasil tem um longo histórico de secas, principalmente no semiárido. A seca extrema que atinge a região desde 2012 vem estimulando ainda mais esforços para melhorar a gestão e adotar medidas permanentes de monitoramento e de preparação.  Por isso, o governo federal, junto com agências de água, clima e meio ambiente e órgãos de governos estaduais e federais que atuam nos nove estados do Nordeste, empenharam-se na construção e implementação de uma ferramenta inspirada em metodologias já consolidadas e adaptada à realidade brasileira.

 

A iniciativa contou com o apoio do Banco Mundial no desenho e implementação experimental da ferramenta e de parceiros internacionaiscomo o Centro Nacional de Mitigação de Secas dos Estados Unidos (National Drought Mitigation Center) e a Comisión Nacional del Água do México (Conagua).

 

Para saber mais assista ao vídeo na página do monitor de secas ou no canal da ANA no youtube.

 

O Lançamento do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil acontece no âmbito do “Seminário sobre a crise hídrica e a segurança de barragens no Brasil”, evento em comemoração ao Dia Mundial da Água 2016, promovido pela ANA e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento fará outros lançamentos importantes, como o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, uma parceria entre a ANA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com coordenação da Universidade Estadual Paulista (Unesp); o novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) e relatórios das Nações Unidas e da Unesco sobre Água e Saneamento. Temas como Segurança de Barragens, as lições aprendidas em Mariana/MG e as perspectivas de recuperação do Rio Doce serão discutidas por especialistas brasileiros e internacionais e por representantes do MMA, da Advocacia Geral da União e de Comitês de Bacias Hidrográficas, como a do Rio Doce. Clique aqui para ver a programação.

 

Serviço:

Lançamento do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil como parte da Celebração ao Dia Mundial da Água

Data e horário: 22 de março de 2016, a partir das 8h30 (credenciamento)

Local: Agência Nacional de Águas (ANA) Auditório Flávio Terra Barth

Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco L – Brasília/DF

Página do Monitor de Seca: http://monitordesecas.ana.gov.br/

 

 

Mais Informações

www.ana.gov.br

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas (ANA)

Fones: (61) 2109-5103/5129/5495/5110

E-mail: comunicacao@ana.gov.br