Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Ministro Interino do MAPA, Governador do Ceará e Presidentes da CNA e EMBRAPA prestigiam abertura do PECNORDESTE 2017

“Água e Semiárido uma nova postura” é o tema central do XXI Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que se realiza de 6 a 8 de julho, no pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, numa promoção do Sistema FAEC/ SENAR/ SINRURAL/ CNA e SEBRAE- CE. A abertura do evento será dia 6, às 9 horas, com uma palestra magna do Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, seguindo-se do lançamento do plano Agro Mais Ce pelo Ministro Interino do MAPA, Eumar Novack; a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a CNA- Confederação da Agricultura e Pecuária do  Brasil, a EMBRAPA e as Federações de Agricultura do Nordeste, para execução  do Programa ” Forrageiras para o Semiárido”, que terá 12 UTRs- Unidades de Referência  Tecnológicas  de Pesquisa , uma delas no Ceará, na cidade de Ibaretama. O Presidente da CNA, João Martins  da Silva e da EMBRAPA ,Maurício Antonio Lopes estarão presentes. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE , Flávio Viriato de Saboya Neto fará a saudação de boas vindas.

Na ocasiāo, a EMBRAPA Caprinos e Ovinos, com sede em Sobral-CE, lançará um laboratório de anàlise alimentar por controle remoto -ACESSONUTRI.  Haverá ainda, a entrega da Medalha do Mèrito Rural Prisco Bezerra, ao Secretário executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara, ao Diretor Tècnico do SEBRAE- CE, Alci Porto Gurgel e ao produtor rural , Renato Araújo Carneiro.

O presidente da FIEC, Beto Studart e da FECOMÉRCIO, Gastão Bittencourt , bem como o Superintendente do SEBRAE- CE, Joaquim Cartaxo Filho,também participam da abertura do PECNORDESTE. O  SISTEMA ”  S”  composto pela FIEC , FECOMÉRCIO , FAEC  terão participação especial no evento, através de um estande que objetiva mostrar a atuação dessas instituições com relação  a produção, a indústrialização  e a comercialização.

O Coordenador  geral Paulo Hélder de Alencar Braga que é também  superintendente do SENAR- CE, informa que  o evento contará também com as presenças dos superintendentes do Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural- SENAR  do Nordeste, presidentes de Sindicatos Rurais, Prefeitos e secretários municipais de Agricultura , cerca de mil produtores rurais de diversas regiões do Estado, alunos dos Polos de Ensino Tecnológico , alunos do PRONATEC / SENAR- CE, instrutores do SENAR/ CE, técnicos de diversas Instituições de órgãos públicos e privados, universidades, escolas técnicas federais e profissionalizantes.