Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MINISTRA DO MAPA PROMOVE LIVE SOBRE ASSISTÊNCIA TÉCNICA COM DIRETOR GERAL DO SENAR

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, Teresa Cristina, promoveu no dia 11/ 07 uma live, com a participação especial do Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR, Daniel Carrara, com a finalidade de debater a importância da prestação de assistência técnica aos produtores rurais. A ministra disse que decidiu falar sobre esse assunto, porque é um tema que precisa muito ser debatido, e que preocupa muito o Ministério da Agricultura, quando sai à pesquisa do IBGE, sempre traz um dado de apenas 20% de produtores atendidos, e que o Ministério quer a assistência técnica chegando ao produtor, porque quando chega ao produtor, muda a vida dele, que aprende a planejar, a produzir,  a colher e a comercializar seus produtos. Segundo ela, o Ministério assumiu também a assistência técnica da agricultura familiar e tem que ampliar esse atendimento cada vez mais.

 

Tereza Cristina fez questão de ressaltar que Daniel Carrara é engenheiro agrônomo, formado na Universidade de Viçosa- MG, com pós- graduação na universidade de Lavras- MG, além disso, é produtor rural, sofrem na pele os problemas que enfrentam.  Instigado pela Ministra sobre o que é assistência técnica, Daniel Carrara disse que a assistência técnica é uma consultoria que se dá ao produtor, onde a transferência de tecnologia e a gestão são os fatores essenciais que garantem a sua renda dentro de uma cadeia produtiva. Ele disse que viajou a vários países e que esse modelo de assistência do SENAR é o melhor modelo que existe, sendo um  compromisso do SENAR, da CNA e dos Sindicatos Rurais,  um compromisso de melhorar a renda do produtor.

 

Segundo o Diretor do SENAR a instituição  montou há cinco anos uma metodologia, entendendo que a transferência da tecnologia e a gestão são os dois fatores que garantem a renda dentro da propriedade rural, e hoje, pode-se afirmar que a assistência técnica e gerencial é essencial e que o compartilhamento tecnológico para um grupo de produtores dentro da mesma cadeia produtiva está  avançando   com ótimos resultados para a família do produtor  rural” nós  mudamos o conceito de assistência técnica no Brasil, e em breve estaremos  atendendo a 100.000 produtores rurais, disse Daniel Carrara.

O Diretor Geral do SENAR, também relatou sobre a importância do AGRONORDESTE, programa criado dentro do MAPA na atual gestão da Ministra Tereza Cristina, para os produtores rurais, o avanço e o foco em diversas cadeias produtivas como a fruticultura, o leite e  apicultura , com parceiros gerando renda e um valor agregado, e a participação fundamental de jovens na gestão agropecuária.

 

A Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, finalizou a live relatando a importância da ATeG  e como o Governo não tem capacidade de chegar na ponta, tem parceria com  vários órgãos como a Anater, Senar e Emater, temos que usar todas as  ferramentas para atender a todos. Ressaltou as diferenças entre regiões e a importância do AgroNordeste onde vamos chegar a 14 territórios da caatinga do Nordeste, depois nós vamos expandir para outras regiões . Ela citou como exemplo o caso da cadeia de frutas em Petrolina e Juazeiro, onde esteve visitando e onde existem tecnologias mais especializadas, por isso, escolhemos algumas cadeias produtivas para trabalhar. Colocamos seis milhões e meio na Embrapa para melhorar a cadeia dos caprinos, enfim, estamos disseminando a assistência técnica.

Destacou ainda, a importância da comercialização e da Agroindústria, em relação  à gestão  de comercialização,  de produtos para a exportação, e a construção e financiamento de novas empresas. A Ministra destacou ainda  a importância do AgroNordeste trabalhar com Polos  de desenvolvimento, envolvendo várias instituições.  Daniel Carrara disse que há ainda um baixo valor agregado dos produtos, especialmente na pecuária, frutas e mel e flores. Daniel disse que meta era atingir esse ano 25 mil produtores por Polo, mas devido à pandemia estão previstos atendimento a 5 mil produtores esse ano.

 

Atrair o jovem para a propriedade foi outro destaque apresentado pela ministra Tereza Cristina, ressaltando que o Mapa está preocupado  com esse público e que está implantando o programa da “Residência  profissional agrícola”, onde ano, já terá   turmas virtuais. Daniel Carrara disse que o SENAR já está também atento a esse público, e que já está tendo também turmas virtuais.

 

PÓLO DE FLORES DA IBIAPABA

 

A Ministra citou também a importância de se trabalhar com as mulheres que são eficientes em várias áreas e disseminar mais flores, aumentar o polo  de flores da Serra da  Ibiapaba,no Ceará,  numa  região propicia , fui visitar o polo de flores da Ibiapaba, e fiquei encantada com o potencial da região, precisamos Intensificar  a produção, disse.

A Ministra falou também da importância do Cooperativismo e que fez um convênio com o Sistema SECOOP e BNB para disseminar o cooperativismo, dar mais atenção a esse sistema no Nordeste.

 

Estamos plantando uma semente de maneira diferente, a gente sabe que as Emater nos estados estão sofrendo por falta de recursos e que o Mapa vai também trabalhar com o público dos assentamentos, frisou inclusive, que visitou um assentamento em Sergipe e ficou muito impressionada com o trabalho das famílias, mas que todas elas  precisam da assistência técnica para produzir mais. Ano passado o Mapa investiu 1 milhão em cada Emater , mas no próximo ano, iremos ampliar essa cobertura. O potencial da nossa agropecuária  é muito rico , temos muita coisa a fazer, temos que bater nisso : ” assistência técnica com planos de qualidade, precisamos  reintroduzir  outros grupos que precisam, estamos num momento de união” .

Finalizando a live a Ministra deu uma boa notícia que o MAPA colocou recursos para fazer mudas de palma forrageira na fazenda Carnaúba, na Paraíba, mudas essas que serão replicadas para outras fazendas do Nordeste. “Queremos fazer a multiplicação dos pães  na agricultura brasileira, o covid19  veio, mas nós estamos nos reinventando e anunciou que  em breve o Mapa  lançará o AGRONORTE.  “A assistência técnica poderá ser a transformação de várias famílias “, finalizou.