Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

MÁRCIO ATALLA FAZ PALESTRA NA MEDIDA CERTA COM CARNE SUÍNA

Numa parceria da Associação Brasileira de Criadores de Suínos -ABCS, com  a  Associação Cearense de Suinocultores-ASCE, o  educador físico pela USP,  e apresentador do quadro Na  Medida Certa do Programa  Fantástico , Márcio Atalla, será uma das atrações dentro do Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, promovido pelo Sistema Faec / Senar-Ce e Sebrae-Ce, . Ele será palestrante no dia 22 de junho, às 18 horas, com o tema ” Na  Medida Certa com Carne Suìna”, no Auditório central e será aberto ao público.  Marcio  Atalla  que está acompanhado da nutricionista Thaliane Dias, pôs-graduanda em Nutrição Esportiva e Funcional, destacará a importância da qualidade de vida e saùde ,fundamentados em hábitos ,aIimentação  equilibrada e atividade física
Marcio  Atalla  que está acompanhado da nutricionista Thaliane Dias, pôs-graduanda em Nutrição Esportiva e Funcional, destacará a importância da qualidade de vida e saùde ,fundamentados em hábitos ,aIimentação  equilibrada e atividade física.

Apòs a palestra, a Coordenação do PECNORDESTE em conjunto com a  Associação Cearense de Suínocultores,-ASCE, oferece uma degustaçāo  de  pratos feitos à base carne Suina para convidados, dentro do espaço  do Boteco do Suíno, que objetiva tambèm  divulgar receitas especiais utilizando a carne suína.Serão  distribuidas  cartilhas recentemente lançadas pela ABCS, que vem promovendo desde 2010  uma campanha pelo aumento do consumo da carne suìna no país, abaixo de 7kg per capita.

Segundo o Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a meta de 15,1  kilos  per capita foi alcançada, graças a implantação do Plano de Desenvolvimento da Suinocultura- PNDS no setor,  firmado em parceria com o Sebrae . Ao longo de dois anos, o Projeto realizou mais de 280 ações, registrou aumentos de 20% a 90% nas vendas de cortes suínos e através do trabalho realizado pelas afiliadas da ABCS, mais de 1 milhão de pessoas foram sensibilizadas por meio de informações sobre a saudabilidade da carne suína, sua importância para a saúde humana e suas diversas opções de consumo. Além disso, cerca de 13 mil profissionais foram capacitados de forma direta em treinamentos de cortes, oficinas gastronômicas, palestras para médicos e em universidades. Nessa fatia de capacitações mais de 2.000 produtores do Brasil receberam treinamento para melhoria de gestão e mão de obra, além de consultorias técnicas e de inovação realizada nas granjas.

O PECNORDESTE vai oferecer também quatro oficinas sobe Suinocultura, nos dias 22 e 23, , uma de 13:30 às  15 horas, sobre Cortes suínos e outra,  no horário   de 15h10min às 17h – sobre Gastronomia da carne suína, ambas na Vitrine da Carne Suìna.

QUALIDADES DA CARNE  SUÌNA

A carne suína, classificada como carne vermelha, tem composição muito semelhante as demais e ao contrario do que muitos pensam, é um alimento rico em nutrientes, apresentando diversos benefícios indiscutíveis à saúde humana. Ela é rica em proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B e diversos minerais. O teor de gordura e valor calórico depende da localização da carne no animal, mas a quantidade dos demais nutrientes é pouca afetada.

Jornalista Silvana Frota
assessora de Imprensa  do Sistema Faec/SENAR
imprensa@faec.org.br 85-35358038 / 9-9108-5616