O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, assinou nesta terça-feira (28) o manifesto “A Ibiapaba é Nossa”, em defesa dos municípios cearenses envolvidos no litígio entre Ceará e Piauí. A ação judicial, que tramita há mais de 20 anos, poderá resultar na perda de território de 13 municípios cearenses, dos quais 9 estão na região da Ibiapaba.
“Vamos entrar nessa luta, em defesa do Ceará e dos produtores da região”, diz Amílcar Silveira. Hoje, cerca de 40% do agronegócio cearense está concentrado na região da Ibiapaba. Além da Faec, assinaram o documento entidades como Fiec, Sinduscon, FCDL, CDL Fortaleza, Acesu, Acad, Acomac, Diocese de Tianguá, dentre outras.
O manifesto foi apresentado nesta terça-feira, no Plenário 13 de Maio, durante a solenidade em comemoração aos 20 anos da implantação dos Agropolos na Serra da Ibiapaba, de iniciativa do deputado Carlos Matos (União Brasil). “Temos que entrar nessa questão, envolvendo o Poder Público também para que possamos ser mais fortes. Seria uma perda muito grande, inconcebível”, diz Matos. A implantação dos Agropolos na Serra da Ibiapaba marca o início do novo ciclo de desenvolvimento da Região.