Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Ibiapaba recebe polo de agricultura irrigada

A região da Ibiapaba receberá um polo de agricultura irrigada. Será o primeiro do Ceará e o 17º do Brasil integrante da Política Nacional de Irrigação (PNI). Nesta terça-feira (10), a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério da Integração e do
Desenvolvimento Regional (MIDR), promoveu, no município de Viçosa do Ceará, uma oficina para a criação do “Polo de Agricultura Irrigada da Ibiapaba”.

“O polo é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da Ibiapaba, que é uma região muito importante para o agronegócio do Ceará”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, durante a abertura do evento.

A diretora do Departamento de Irrigação do MDIR, Larissa Rêgo, destacou o potencial do Brasil para agricultura irrigada e adiantou que o Ceará irá receber um segundo polo, possivelmente na região do Cariri, no sul do Estado. “O Brasil tem 55 milhões de hectares que podemos irrigar, mas hoje irrigamos somente 8 milhões. O potencial é muito grande. Este será o primeiro polo do Ceará e, em breve, teremos dois”, disse.

Já o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, representando o Governo do Estado na oficina, agradeceu a parceria com o MDIR e ressaltou que a ideia do perímetro é não apenas aumentar a área plantada na Ibiapaba, mas, sobretudo, possibilitar o cultivo de culturas de maior valor agregado na região.

 

A oficina teve como objetivo a integração dos setores privado e público na elaboração do diagnóstico da agricultura irrigada da região, além da criação de uma carteira de projetos e do grupo gestor do polo. Mais de 150 pessoas participaram da oficina, que contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Dnocs, Codevasf, Sudene, Rede Nacional de Irrigantes (Renai) e das prefeituras de Viçosa do Ceará e da região da Ibiapaba.