Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

GOVERNADOR ANUNCIA NOVOS PROJETOS E ASSUME COMPROMISSO DE RECUPERAÇÃO DA EMATERCE

DSC_3043Vamos instituir o Reuso da água como uma política pública com incentivos  fiscais-redução do ICMS- para empresas , indústrias comércio e até residências  que adotarem essa ação, anunciou o Governador Camilo Santana, durante palestra na abertura do XXX Congresso Brasileiro de Agronomia-CBA  aberto hoje,dia 12, em Fortaleza, no Salão Atlântico Hall, do Marina Park Hotel. O Governador destacou ainda o projeto de dessalinização da água que está em processo de  licitação pela Cagece  e que  teremos a maior usina do Brasil , bem como  a inauguração dos poços de furo direcional horizontal com tecnologia alemã que equivalem a 150 poços verticais , no Campo das Dunas , no  Cumbuco, que irá suprir água para o Porto do Pecém e parte da Região Metropolitana de Fortaleza.- um dos locais que será visitado pelos congressistas do CBA.
Camilo Santana que é engenheiro agrônomo,  ressaltou a importância da temática do evento: Segurança hídrica :um desafio para os engenheiros agrônomos e destacou também as visitas técnicas que o congresso está oferecendo aos participantes.
No final de sua palestra de mais de 40 minutos o governador  mostrou os números das últimas secas no Estado e as medidas adotadas e anunciou para os presentes o seu compromisso de reestruturação da EMATERCE-  Empresa de Assistência Técnica do Ceará, antes do final do seu mandato, sendo bastante aplaudido pelos presentes. Camilo fez uma apresentação do  plano de sustentabilidade para o  desenvolvimento do Estado do Ceará, destacando  o gerenciamento dos recursos hídricos, a campanha de redução do consumo e pelo desperdício de água, a implantação do plano estadual de convivência com a seca , as adutoras de engate rápido, mais de 3 mil poços  perfurados, instalação de dessalinizadores em alguns  poços .
IMG_4204O governador foi homenageado com a medalha Guimarães Duque, maior comenda da agronomia, em comemoração aos 90 anos do  CONFAEAB- Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos  do Brasil que promove o evento . A realização  é da AEAC-Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará . Guimarães Duque foi um dos maiores estudiosos e pesquisadores do semiárido nordestino, a professor universitário, autor de vários livros e diretor do IFOCS( DNOCS) .Outras oito  pessoas receberam  placa de prata pelo apoio dado ao congresso.
Cerca de  1.300 participantes  , entre engenheiros agrônomos e  850 estudantes  de vários estados do Brasil  inclusive da Ásia, participam do evento que se realiza no Ceará pela segunda vez, a primeira vez foi em 1971 , disse o presidente do Congresso e Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará-AEAC, José Flavio Barreto de Melo, informando que 900 trabalhos técnicos foram  inscritos e cerca de 650  selecionados pela comissão técnica que foram  apresentados em  forma de e-post e publicados nos anais do Congresso. A plenária de  encerramento do CBA será as 17h30min, do dia 14, com a apresentação da Carta de Fortaleza, no dia 15, serão realizadas apenas as visitas técnicas em seis locais diferentes.
Flávio Barreto ressaltou em seu pronunciamento “que hoje temos uma produção de alimentos acima das demanda  do crescimento populacional graças ao avanço tecnológico.Segundo ele, a produção de grãos do Brasil é suficiente para alimentar quatro vezes sua população disse mais : a missão do Brasil já pode ser saciada a fome do planeta é ué siamos do mapa dos países com insegurança alimentar ainda , segundo ele. A conta fecha em 250 kg/hab/ano e nós produzimos quase uma tonelada/hab/ano. Infelizmente, os números de 2017 apontam no mundo, 700 milhões de desnutridos, disse Barreto.
Finalizando sua mensagem de boas vindas aos congressistas, o Presidente da AEAC, enfatizou os atributos do engenheiro agrônomo, ” o grande responsável pela produção de alimentos de origem animal e vegetal, contextualizada no respeito ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida. Também que tal missão exige empreendedorismo, inovação, tecnologia, sustentabilidade , competência e competitividade.
PRESIDENTE DO CONFAEAB PEDE
O presidente do Conselho Federal de Associação de Engenheiros Agrônomos do Brasil- CONFAEB, Ângelo Porto  Neto, presente ao evento, colocou três preocupações da categoria: a primeira o exercício profissional -hoje nos deparamos com diversas engenharias que fatiaram a profissão; a qualidade  dos cursos ofertados e a quantidade de disciplinas e, em terceiro, lugar, o revigoramento do associativismo .Este é o dever de casa que deixo para as nossas entidades, disse Ângelo Porto. participaram na abertura do evento , o Presidente da Mutua-Caixa de Assistência dos engenheiros, Paulo Roberto Guimarães Queiroz, o Presidente do CREA-CE, Victor Frota Pinto, os secretários  estaduais de Ciência e Tecnologia,Inácio Arruda, da Casa Civil, Nelson  Martins, do Meio Ambiente, Artur Bruno, deputados Tim Gomes e Manoel Duca, prefeita de Boa  Viagem engenheira agrônoma Aline Viera, Presidente do  Conselho Federal de Engenheiros Agrônomos, Célio Moura, Presidente da Academia Cearense de Engenheiros Agrônomos , Antônio Albuquerque, presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya, Superintendente do SENAR- CE, Sérgio Oliveira da Silva, Maria Luíza Rufino, superintendente regional do MAPA no Ceará, coordenadora  do Centro de Ciências Agrárias da UFC, Sonia Maria Pinheiro da Silva,
PRESIDENTE DA FAEC HOMENAGEADO
IMG_4195Seis personalidades receberam uma placa de prata pelos exibições pré-datados ao congresso: Flávio Viriato de Saboya Neto, presidente da FAEC, Victor Frota Pinto, Presidente do CREA-CE, Cláudio Matoso Lima, ex-presidente, José Tadeu da Silva, Presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Daniel Antonio Salarti, presidente em exercício do CONFEA, presidente licenciado -presidente do CONFEA, Célio Moura ,  Conselheiro do Conselho  Federal de Engenharia, Esio Nascimento e Silva, (in memorian) ex-presidente da AEAC.  O  presidente do CREA-CE, Victor Frota Pinto agradeceu as homenagens em nome dos demais agraciados e aproveitou para destacar a importância do CBA e  da temática que foca na segurança hídrica.
SEIS VISITAS TÉCNICAS
Serão realizadas seis visitas técnicas, cuja escolha ficará a critério dos congressistas, no momento da inscrição. As visitas serão  realizadas no dia 15 de setembro a: Fazenda Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão e manga do país, em Icapuí ( 50 vagas)   a Fazenda Venezuela, produtora de flores em Guaramiranga, ( 20 lugares) ao Campo Experimental do IFCE (50 vagas),  Empresa Naturágua, na  Floresta do Curió Região Metropolitana- Produção de Água Mineral ( 30 vagas), Museu da Cachaça /Ypark -Maranguape(40 vagas) e Sistema de Picos de Dunas do Pecém e Sistema Metropolitano de Abastecimento D’Água( -50 vagas).
SOBRE O EVENTO
O tema central do CBA : Segurança Hídrica um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil seguirá cinco eixos temáticos : Recursos Hídricos , Política Profissional, Meio Ambiente e Proteção Sustentável, Segurança  Alimentar e Inovações Tecnológica.Assim sendo, oferecerá   uma programação técnico-científica com a participação de palestrantes de alto nível, entre engenheiros agrônomos, doutores e especialistas nas áreas de meteorologia,recursos hídricos,economistas, zootecnistas, pesquisadores da EMBRAPA, CNPq, CODEVASF,ANA , UFPA, UFRGS, UFRJ, UNB, UFRJ, FGV, MAPA. Técnicos cearenses  da FUNCEME, ADECE , do SEBRAE -CE e da UFC  também serão palestrantes.
PROGRAMAÇÃO TÉCNICA 
Durante o evento,  serão apresentadas 15  palestras, três painéis, um  Fórum  de coordenadores de Câmaras de agronomia  e outro fórum sobre Espaço Pró-Equidade de Gênero , uma mesa redonda , divididos em dois auditórios no  salão Atlântico Hall e salão Iracema do Marina Parque Hotel.  Confira os detalhes das palestras  e palestrantes:
DIA 12
A  programação técnica tem início às 14 hs, do dia 12, com os seguintes temas:  Água e mudanças climáticas , desafios  para a produção agropecuária ,  tendo como palestrante  Marcio Moraes, do Centro Nacional de Monitoramento de Alerta  de Desastres Naturais- CEMADEM ; Sucessão classista: como inserir os jovens profissionais para o fortalecimento da categoria  por Luiz Gustavo Nussio-Diretor da ESALQ ; CAR: Cadastrando para Preserva, por Ivo Lessa Silveira Filho, Presidente da Sargs-Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul; Palestra Motivacional : Oportunidades parábola engenheiro agrônomo em um novo contexto de negócios, por José Alexandre Loyola-Diretor da ReadyMarket(SP) . A partir das 16h30 min será realizado um Fórum dos Coordenadores de Câmaras de Agronomia . E em seguida, a apresentação de trabalhos técnicos no sistema E-Poster . ( Seção I) .
DIA  13
Ás 8h30min- Conferência :Empreendedorismo e gestão de carreira na área  agronômica , tendo como presidente da Mesa, o presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya, e como conferencista Reginaldo Lobo, do SEBRAE-CE. Segue-se apresentação de trabalhos no sistema E-Poster( Scao II) .Ainda no período da manhã, palestra  sobre o Bioma Caatinga e recuperação de recursos hídricos e o  palestrante José de Sousa Lemos da UFC; Redes Sociais: fomentando conexões para valorização profissional por Gilberto Fugimoto de Andrade( RJ) ,Diretor AERJ e Articulador da Rede Agronomia ; LPF: Sustentabilidade no campo e o papel do engenheiro agrônomo, palestrante : Lourival Vilela( DF) ,Presidente do Portfólio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta-EMBRAPA;  Panorama e situação hídrica do país: desafio para uma agropecuária sustentável, palestra de  Gonzalo Alvar Vásquez-especialista em geoprocessamento da Agência Nacional de Águas-ANA-DF ;  A utilização dos recursos hídricos na produção de alimentos em uma agricultura sustentável: palestrante Edson Eji Matusara-FEAGRI-UNICAMP( SP); Reuso da Água na Agricultura: caso da agroindustrial Extrema , no Semiárido do RN por Anderson Faheina Souza, da Universidade Federal de Viçosa-MG.
No período da tarde a partir das 14 hs, um Painel sobre “Formação e política profissional: legislação,normatização e atribuições do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA.
tendo como painelistas :  Daniel Antônio  Salatti Marcindes-vice-presidente do CONFEA, Emílio Elias Moucherek Filho( MG)-Vice -Presidente CONFAEAB, Ricardo Victória Filhom-Conselheiro Federal do CREA/SP. Logo após,será lançado o livro “Legislação Profissional do Engenheiro Agrônomo ( Carlos Alonso Alencar Queiroz ). Segue-se a apresentação de trabalhos do sistema E-post( Seção III) .
A partir das 16 hs, Conferência sobre as Acōes do Ministério da Agricultura , tendo como presidente José Flávio Barreto de Melo, Presidente da AEAC e como conferencista Luiz Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do MAPA.  Em seguida  um Painel sobre Fiscalização do Exercício da Agronomia é apresentada por Francisco Antônio Silva de Almeida-Presidente licenciado do CREA-CE -GO e Emilio Elias Morecherek Filho-Vice -Presidente do CONFAEAB .
A partir das 17hs será realizada a AGROCOPA,que vai premiar os que participarem da competição. ( ver detalhes abaixo)
DIA 14
8hs30min – Painel  : Assistência Técnica e Extensão Rural: Instruindo o Produtor, Alimentando o Brasil tendo como painelistas : Luiz Silveira Rangel( DF) Coordenador Geral de Assistêncua Técnica e Extensão Rural-,MAPA, Valmir Severo(CE) -EMATERCEe Nizomar Falcão( CE) -EMATERCE, seguindo-se o lançamento do livro “Além do Assistencialismo da Pobreza à Reciprocidade ” , de autoria de Nizomar Falção e apresentação de trabalhos técnicos no sistema E- Poster( Seção IV) .
A palestra número 10 , será ministrada as 10 hs, com o tema : Reuso da Água na produção de forragem na pecuária leiteira, por Lirani Dantas(RN); O Engenheiro Agrônomo no contexto  do desenvolvimento agrícola brasileiro, por  Amélio Dall’Agnil- EMBRAPA Soja ( PR);  Política Pública de Segurança Alimentar no Brasil, por Caio Tibério Dorneles da Rocha-Secretário Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social- MDSA;
Haverá também uma mesa redonda com o tema : O uso da terra e a qualidade das águas superficiais em clima semiárido tropical, com a participação da professora Eunice Maria de Andrade -Presidente da SENGE e  Walt Disney Paulino da COGERH que vai abordar sobre a Eutrofização dos reservatórios em clima semiárido, tendo como debatedora Helba de Araújo de  Queiroz Palácio-IFCE.
No período da tarde a primeira palestra será às 14 hs sobre o tema: ADECE : Estudo das Águas -Alocação de Águas destinadas à irrigação no Ceará,  palestrante Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima -Diretor de Agronegócio da ADECE., segundo-se palestra sobre a Crise  Hídrica na Bacia do São  Francisco, por Márcio Adalberto Andrade, Assessor da  Presidência da CODEVASF,;
Salário Mínimo Profissional e Tabela de Honorários-Ações Sindicais na Agronomia,mesta palestrada por Helena Araújo, Presidente do SENGE-CE; panela com o tema “Valorização do Profissional do Agro, com a apresentação do plano de mídia nacional ( campanha de valorização do profissional do Agro) , por José Reinaldo de Sá Falcão, Coordenador da CEAGRI e Luiz Dantas- Engenho Produçōes. outro painel debate “A Importância da Frente Parlamentar mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e seu impacto na agronomia”, com a participação de Ronaldo Lessa, deputado federal e coordenador da Frente Nacional Mista de Engenharia ,Infraestrutura e Desenvolvimento.
FÓRUM DOS COORDENADORES DE CURSO DE AGRONOMIA
 O   Fórum dos Coordenadores de Curso e Agronomia e de Câmaras de Agronomia será no dia 14, iniciando às 15h30min   cujo debate será conduzido pelo  Pdh em Agronomia pela The Ohio Univrsity /EUA, e mestre em Agronomia e Ciências  do Solo , pela UFPR, Luiz  Antônio Correia Lucchesi. será realizado ainda um outro Fórum com a temática ” espaço Pró -Equidade de Gênero, tendo como  coordenadora Eliana AntôniaV, Silveira Collares, 2a Vice-Presudentedo CREA-RS.
SEIS VISITAS TÉCNICAS
Serão realizadas ainda seis  visitas técnicas, cuja escolha ficará a critério dos congressistas, no momento da inscrição. As visitas serão  realizadas no dia 15 de setembro a :  Fazenda Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão e manga do país, em Icapuí ( 50 vagas)   a Fazenda Venezuela, produtora de flores em Guaramiranga, ( 20 lugares) ao Campo Exoerimental do IFCE (50 vagas),  Empresa Naturágua, na  Floresta do Curió Região Metropolitana- Produção de Água Mineral ( 30 vagas), Museu da Cachaça /Ypark -Maranguape(40 vagas) e Sistema de Picos de Dunas do Pecém e Sistema Metropolitano de Abastecimento D’Água( -50 vagas).
CONGRESSO DE AGRONOMIA PROMOVE AGROCOPA 
 Na programação do XXX Congresso Brasileiro de Agronomia  que acontece de 12 a 15 de pròximo, serà realizado  a AGROCOPA , uma competição entre duas equipes concorrentes em três módulos de 20 perguntas que vão aumentando a complexidade sendo o primeiro módulo mais fácil, o segundo intermediário e o terceiro mais difícil.
As perguntas serão relacionadas com os seguintes temas:
– Recursos Hídricos : Planejamento de utilização, Legislação, Outorga, Detalhes técnicos;
– Meio Ambiente : Gestão e planejamento ambiental, Licenciamento Ambiental, Legislação ambiental;
– Irrigação de Culturas : Detalhes técnicos da irrigação, conceitos, Legislação, parâmetros importantes.
A equipe vencedora ganhará 3 bolsas para o Curso de Extensão  de Gestão de pessoas no setor rural da Faculdade CNA e 2 inscrições no curso de Licenciamento Ambiental da Qisat; sendo 1 inscrição de Irrigação e Drenagem – Outorga e Planejamento e 1 inscrição de Irrigação para Horticultura e Paisagismo
Maiores Informações:
Aos interessados em participar do XXX CBA, é preciso efetuar uma inscrição através do site www.cba-agronomia.com.br
Maiores Informações :
Presidente do CBA – Flávio Barreto- 9-9982.25.00
Coordenação do CBA : Ikone Eventos – 9-99887-1781
Assessoria de Imprensa : Jornalista Silvana Frota -9-99819640
85-9-99819640
Ikone Eventos