Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec recebe governadora Izolda Cela

O presidente da Faec, Amílcar Silveira, recebeu, na manhã desta quarta-feira (5), a governadora do Ceará, Izolda Cela, para tratar de pautas de interesse da agropecuária cearense. Acompanhada pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e pelo assessor de relações institucionais, Nelson Martins, Izolda destacou a importância de uma agenda conjunta entre o Governo do Estado e o setor agropecuário para o desenvolvimento do Ceará.

“Podemos encontrar caminhos de desenvolvimento, prosperidade e sustentabilidade. É muito importante (essa aproximação). Estou muito feliz de estar aqui na Faec. temos objetivos comuns”, disse Izolda Cela ao mencionar ações de seu governo voltadas ao agro, como a redução do prazo para outorga da água de 211 para 7 dias. “Havia uma demora muito grande que atrapalhava muito os produtores”.

Na ocasião, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, agradeceu o apoio da governadora ao setor agropecuário durante sua gestão. “A governadora marcou época aqui na Federação da Agricultura, demonstrou muita atenção ao nosso setor. E agradeço isso. Se a governadora tivesse mais tempo, teria sido ainda melhor, poderíamos construir muito mais”, disse Amílcar.

Entre as demandas do setor produtivo está a desburocratização, sobretudo quanto às licenças ambientais. Hoje, o segmento da agricultura familiar compreende 848 mil hectares no Ceará, entretanto, pouco mais de 10% dessa área é utilizada. “Queremos aumentar essa área. Nós vimos nos últimos anos que o agro no Brasil cresceu muito, mas nós não acompanhamos esse crescimento”, disse Amílcar. “Há muita gente querendo investir no Ceará”.