Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec quer dobrar produção de flores no Ceará e alavancar comercialização de frutas

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, se reuniu, na semana passada, em São Paulo, com representantes da maior comercializadora de flores e plantas ornamentais do Brasil, a cooperativa Veiling Holambra. O objetivo, diz Amílcar, é trazer a cooperativa ao Estado para comercializar frutas e contribuir para a meta de dobrar a produção de flores no Ceará.

“Convidamos a Veiling para comercializar frutas no Ceará e aumentar a floricultura na região da Ibiapaba”, destacou o presidenta Faec após reunião com Jorge Possato, CEO da Veiling, e Eddy Eleutjes, presidente da cooperativa. Com mais de 400 unidades associadas e um faturamento anual superior a R$ 1,5 bilhão (2021), a Cooperativa Veiling está incubando uma nova cooperativa que será voltada para a comercialização de frutas.

Os diretores da Veiling estarão em Fortaleza para participar do 15º Pecnordeste – Seminário Nordestino de Pecuário, que será realizado de 29 de junho a 01 de julho deste ano, no Centro de Eventos do Ceará.

Além de Amílcar Silveira, a comitiva cearense contou com a participação de Inácio Parente, vice-presidente da Faec, Theodoro Jacob Swart, produtor de flores em Ubajara, e Carlos Matos, consultor da Faec.