Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec participa de reunião dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) para o Sertão Central, Francisco Almir Severo, participou, nesta segunda-feira (26), da reunião ordinária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Na ocasião, Francisco Almir, presidente do Sindicato Rural de Madalena e conselheiro da Faec junto ao Conselho Estadual dos Recursos Hídricos, reforçou a solicitação do presidente do Sistema Faec/Senar/Sinrural, Amílcar Silveira, para a inclusão da Faec como membro nato dos Comitês de Bacias do Ceará.

De acordo com o presidente Amílcar Silveira, os produtores rurais são os principais usuários de água no estado, o que justifica o assento permanente. A posição, sustentada por Francisco Almir, recebeu o apoio de conselheiros e do secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, que se comprometeu a levar o pleito à apreciação do Fórum Estadual dos Comitês de Bacias. Aridiano Belk, presidente do Fórum Estadual dos Comitês de Bacias, disse que fará o que for possível para atender o pedido da Faec.

Pautas
A principal pauta da reunião, presidida pelo secretário dos Recursos Hídricos Robério Monteiro, foi a discussão e aprovação dos parâmetros para operação no sistema integrado Jaguaribe-Região Metropolitana de Fortaleza, no segundo semestre de 2023.

A Federação das Indústrias (Fiec), com o apoio da Faec, sugeriu à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e à Cogerh a revisão da cobrança da outorga sobre o uso de painéis fotovoltaicos instalados no espelho d’água dos açudes públicos e privados do Estado, quando seu uso se destinar à agroindústria.

A reunião contou ainda com as presenças dos gestores dos demais órgãos que formam o Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Estado (Funceme, Sohidra e Cogerh).