Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec e Sindlaticínios discutem ações para fomentar a cadeia do leite no Ceará

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) sediou, nesta terça-feira (30), reunião do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Ceará (Sindlaticílios-CE) com produtores e representantes da cadeia produtiva. Na ocasião, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, e o presidente do Sindlaticínios-CE, José Antunes, discutiram medidas voltadas para o aumento da produtividade e da competitividade do leite e derivados no Estado.

Atualmente, o Ceará tem mais de 2 mil laticínios, entretanto, a maior parte ainda não tem as devidas licenças. Diante desse gargalo, a meta inicial do Sistema Faec/Senar é viabilizar a regularização de 100 laticínios, em parceria com o Sebrae Ceará, que irá custear 85% do valor cobrado para os estudos técnicos requeridos pelos órgãos de fiscalização.

“Hoje metade do leite consumido em Fortaleza não é produzido no Ceará. Então, nós temos mercado, mas precisamos aumentar a nossa produtividade e agregar valor aos nossos produtos”, disse Amílcar Silveira. O presidente da Faec destacou a meta de dobrar a produção do setor, que é um dos principais geradores de empregos do agronegócio cearense.