Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC DISCUTE PROGRAMA DA FEBRE AFTOSA. PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER E DA PALMA FORRAGEIRA

DSC_1944Durante esta terça-feira, 8, ocorreram três  reuniões no Sistema FAEC/SENAR – AR/CE. Às 7:30 deu inicio a reunião quinzenal do Pacto de Cooperação Agropecuária  Cearense – AGROPACTO, com uma palestra sobre as ações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, DAGRI no combate à febre aftosa , com o palestrante Francisco Augusto de Souza Júnior, Presidente da  ADAGRI. Na ocasião ele informou que a segunda etapa de vacinação teve início no dia 1º de novembro e que a meta do Estado é vacinar 85% de propriedades e 95% do rebanho.

A segunda reunião foi sobre o Programa Saúde do Homem e da Mulher, que foi conduzida pelo superintende do SENAR-CE, Paulo Hélder de Alencar Braga, com técnicos do Sistema FAEC/SENAR e contou com a participação dos prefeitos de Mombaça, Ecildo Filho que foi reeleito e o novo Prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra, os presidentes do Sindicato de Mombaça, Francisco Danúbio de Alencar, e Piquet Carneiro, Francisco Erivando Maia. A reunião com a equipe técnica do SENAR apresentou as ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher no Estado do Ceará. 


DSC_1968Para a secretária de saúde de Mombaça  Samara Marques , “O programa é bem interessante, é muito importante a preocupação com a saúde do homem e da mulher, e levar o programa para o  campo. A Secretaria de Saúde e o Prefeito Ecildo Filho  prometeram dar todo o apoio ao Programa.” Em 2013 o município já recebeu o programa Útero é Vida, e segundo a  secretária de Saúde e a população participaram bastante e esperamos que o novo Programa Saúde3 do Homem  seja bem recebido no Município.

Para o prefeito de Piquet Carneiro, Bismark Bezerra  o Programa trata a importância do acompanhamento saudável , tendo um  parceiro como o SENAR, que nos últimos anos vem auxiliando tanto a mulher quanto ao homem do campo. “Já agradecemos e ao mesmo tempo parabenizamos a todo grupo do SENAR e ao Presidente Dr. Flávio Saboya pela ação.”

Palma Clonada

DSC_1981A terceira reunião foi  para tratar da introdução de mudas de palma forrageira clonadas com a intenção de aumentar a produção no estado do Ceará. A reunião já é a segunda que ocorre na sede do Sistema Faec/Senar-Ce, e desta feita,  foi coordenada pelo Diretor  da SEAPA, Hélio Chaves Bastos, que  comunicou já ter entrado em contato  a EMATERCE , que irá disponibilizar  uma área da Fazenda Modelo , do governo do Estado em Quixadá, para a realização dos experimentos . A reunião contou  ainda com a  presença do  presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Quixadá, representantes da Associação dos Produtores  de Leite, Ematerce, Senar, FAEC, FIEC, e produtores.