A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) assumiu a presidência do Conselho Estadual do Trabalho (CET) para o biênio 2024-2026. Em eleição ocorrida durante Sessão Plenária do CET, no dia 4 de julho, o conselheiro Raimundo Feitosa, representante da Faec, foi eleito com 11 votos, contra 4 do candidato da Fecomércio.
“A eleição do nosso conselheiro Raimundo Feitosa, além de ser o reconhecimento da sua experiência e capacidade técnica, evidencia a força e o respeito que a Faec tem obtido na sociedade cearense e nos órgãos de Governo”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “E não poderia deixar de enaltecer o trabalho do secretário Vladson Viana, com quem temos diálogo aberto e transparente em prol do Ceará”
Essa é a primeira vez que a Faec assume a presidência do CET, órgão estratégico que tem como principal missão a gestão do Fundo Estadual do Trabalho do Ceará, propondo diretrizes para programas e para alocação de recursos, acompanhando e avaliando o impacto social, bem como propondo o aperfeiçoamento da legislação referente às Políticas Públicas do Trabalho, Emprego e Renda.
“Nosso interesse maior é ajudar no desenvolvimento do Estado do Ceará, na medida em que todos seremos beneficiados. A criação de uma classe média no campo é um dos alicerces da nossa gestão e o CET é estratégico para que possamos participar ativamente da formulação de políticas que beneficiem o Meio Rural”, disse Amílcar Silveira, ao ressaltar o papel da Faec na formulação das políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda no Ceará.
O Conselho Estadual do Trabalho (CET) é órgão colegiado e deliberativo, vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho e integrado por seis representantes do Poder Público (Secretarias), seis dos empregadores e seis dos trabalhadores, que obedecem a um sistema de rodízio na presidência.