Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ExpoCariri fortalece agronegócio do Cariri com lançamento do Algodão do Ceará e inauguração de sede regional do Sistema Faec/Senar

A primeira edição da ExpoCariri, realizada de 6 a 8 de dezembro de 2024 em Barbalha, marcou a estreia de um evento agropecuário que pretende ser um dos maiores do País. Promovido pelo Sistema Faec/Senar e pela Embrapa Algodão, em parceria com Sebrae, Fiec e Governo do Ceará, a feira foi realizada no campo experimental da Embrapa, reunindo mais de 50 empresas expositoras, atraindo um público superior a 30 mil pessoas, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e interessados no agronegócio durante os três dias de programação.

No sábado (7), foi realizada a inauguração do escritório regional do Sistema Faec/Senar no Cariri. A sede é a primeira fora de Fortaleza, marcando um avanço na presença da instituição no interior do Estado. Durante a cerimônia, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, destacou a importância de descentralizar as ações da federação e ressaltou a importância do Cariri para o desenvolvimento do agro cearense. Amílcar reafirmou o compromisso da entidade em fortalecer a presença do setor na região, que por muito tempo não recebeu a devida atenção.

Ainda no sábado, a ExpoCariri sediou o Encontro de Produtores Rurais, no qual foi lançado o projeto “Algodão do Ceará”, uma variedade de algodão de fibra longa desenvolvida pela Embrapa, com o objetivo de revitalizar a cotonicultura no Estado. O lançamento contou com a participação de autoridades como o senador Cid Gomes, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto. A iniciativa busca estimular a produção de um algodão de alto valor agregado e impulsionar a competitividade da cotonicultura cearense.

Além desses eventos, a ExpoCariri também promoveu o Encontro de Mulheres do Agro do Cariri e o Encontro de Jovens do Agro Cearense, com palestras sobre protagonismo feminino no campo, liderança e empreendedorismo no agronegócio.

O evento ainda sediou, na sexta-feira (6), o I Seminário Cearense de Direito do Trabalho no Agronegócio, que discutiu as relações de trabalho no meio rural, com a participação de autoridades jurídicas como o ministro do TST, Alexandre Luiz Ramos, do desembargador do TRT da 7ª Região, Francisco José Gomes da Silva, e do secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana. O seminário foi promovido pelo Sistema Faec/Senar, Sistema OCB e TRT-7ª.

A ExpoCariri, foi realizada em uma área de 10 hectares irrigados e plantados, se consolidou como um importante espaço para a troca de conhecimentos e inovação no setor agropecuário, fortalecendo o agronegócio no Cariri e no Ceará.