Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Espetáculo dos Negócios: Feira do Empreendedor SISTEMA FAEC/SENAR- CE PARTICIPA COM UM ESTANDE DE 18 m²

DSC_1966

Sonhar é preciso, realizar é fundamental, é a tônica da 6ª Feira do Empreendedor, que o SEBRAE-Ce promove de 5 a 9 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, tendo como tema central: O espetáculo dos negócios. A feira foi apresentada no dia 29, pela coordenadora Marta Campelo, durante a reunião do Agropacto em Fortaleza, e no Agopacto itinerante, na cidade do Crato, durante a Expocrato, no dia 15 de julho.

O diretor técnico do SEBRAE-Ce, Alci Porto Gurgel esteve presente ao Agropacto, onde esclareceu o papel de um grande evento como este, “que é o de gerar novas oportunidades de negócios, voltado também para o setor primário da economia”. Segundo ele, quase 68 % das empresas do Estado, estão concentradas na região metropolitana de Fortaleza, sendo desproporcional ao resto do Estado, por isso precisamos gerar mais oportunidades de negócios nas outras regiões do Ceará, repetiu Alci. Uma das medidas adotadas pelo SEBRAE foi ampliar seus escritórios de 8 para 12, visando descentralizar as ações do SEBRAE, inclusive incentivando os seus técnicos com gratificações para irem aonde o desenvolvimento ainda não chegou. Prevendo isso, a Feira pretende mostrar os empreendimentos rurais “queremos ter o maior número possível de potenciais empreendedores rurais, porque a informação é necessária na zona urbana e rural”, disse.

Alci Porto comunicou ainda uma novidade aprovada recentemente pelo Conselho Deliberativo do SEBRAE-Ce, que foi uma solicitação feita pelo Presidente da FAEC, Flávio Saboya durante reunião do Conselho, ele sugeriu que todo produtor que tenha declaração do ITR passe a ser microempreendedor rural, passando a ter diversos subsídios do SEBRAE. A iniciativa mereceu aplausos dos presentes no Agropacto.

A feira

Durante os cinco dias da Feira a meta do SEBRAE é oferecer 27 mil informações, 367 eventos, sendo 350 palestras, 20 mil relacionadas à capacitação, com 14 salas e um grande auditório para 500 pessoas, onde serão realizadas as palestras magnas. Serão promovidos diversos eventos paralelos como o III Encontro de canais de comercialização, com palestras acontecendo pela manhã, rodadas de negócios, oficinas, palestras.

A Feira terá inicio ás 8hs e irá até ás 20hs Os Grandes eixos são: inovação e tecnologia, cenários e tendências, central de oportunidades, educação empreendedora, inovação e tecnologia, além do Shopping do empreendedor (com 12 oportunidades de negócios), segmentos emergentes, negócios sustentáveis, unidades demonstrativas de lacticínios, panificação e de confecção.

FAEC monta estande e mobiliza caravanas de produtores

O Presidente da FAEC, Flavio Saboya comunicou que o Sistema FAEC/Senar-Ce deverá participar com um estande de 18 m² no espaço institucional, onde vai expor suas experiências exitosas e trazer juntamente com o SEBRAE-Ce caravanas de produtores e presidentes de sindicatos rurais para o evento, uma experiência bem sucedida que já vem sendo feita dentro do PECNORDESTE, evento que promove há 18 anos.  O Superintende do Senar-Ce, Paulo Helder Braga, informou também que o SENAR vai levar os mascotes  Aninha e Agrinho, para divulgar o Programa Agrinho, um projeto de Responsabilidade Social do Sistema,que envolve estudantes das escolas públicas rurais. Ele manifestou também a importância de trazer parceiros da China, onde os equipamentos são bem abaixo do custo no Brasil, especialmente na área de suinocultura.