Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ENCONTROS REGIONAIS DO SENAR-CE EM 6 REGIÕES DO ESTADO DEFINEM ATENDIMENTO ANUAL DE TRABALHO – PAT 2015

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE encerra hoje dia 6 pela Região Metropolitana de Fortaleza que abrange 10 municípios, os Encontros Regionais com os presidentes de Sindicatos Rurais iniciado no último dia 29 de janeiro pela Região de Sobral. O encontro da região Metropolitana foi realizado na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, no bairro Jardim América e contou também com a presença do Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya, que convidou para o evento articuladores do Sebrae-Ce que irão trabalhar com os sindicatos, a formalização de produtores rurais, com visitas ao aumento da participação no campo de microempreendedores, uma de suas metas como novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-Ce. Precisamos trabalhar lado a lado com o Sebrae com vistas a aumentar a renda do homem do campo, já que a grande maioria vive em propriedades abaixo de 500 hectares, que não viabilizam a sua sobrevivência . O SEBRAE será parceiro do SENAR-CE este ano em mais um programa, o Sertão Empreendedor, que será implantado em 35 municípios.

Segundo o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder de Alencar Braga, o objetivo dos encontros foi levantar as demandas de cada município/Região para compor o Plano Anual de Trabalho – PAT 2015. O exercício do planejamento anual deverá repetir-se nos próximos anos, e com isso, alinhando cada vez mais as demandas às execuções das ações do SENAR/CE, disse Paulo Helder. Em todos os seminários ocorreu uma participação maciça dos sindicatos rurais, disse o superintendente do Senar que considerou positivo os encontros.

Ele informou que em 2015, o SENAR passa a adotar um novo sistema de cadastro/controle das ações/atividades, SENAR NAS NUVENS, necessitando que as demandas sejam cadastradas, iniciando o processo para a aprovação dos treinamentos/cursos, e que será adotado paulatinamente, pelos parceiros demandantes. Paulo Helder reforça que as demandas deverão ser encaminhadas, ainda por meio do Formulário para solicitação de cursos ao SENAR, cujo modelo encontra-se no site www.senarce.org.br e deverão ser enviadas para o endereço eletrônico demandadecursos@senarce.org.br, com prazo de 30 dias anterior a sua programação mensal.

 Os seminários

Os Seminários Regionais serviram também para informar sobre alguns programas do SENAR-CE, como o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), NCR (Negócio Certo Rural), INCLUSÃO DIGITAL, PECNORDESTE e SEBRAETEC.

A equipe do SENAR-CE esteve nas Regiões Norte (Alcântara, Coreaú, Granja, Massapê, Moraújo, Santana do Acaraú, Sobral), Ibiapina (Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará), Inhamuns (Crateús, Independência, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Tamboril), Litoral Oeste/Itapipoca (Amantada, Itapipoca, Marco, Morrinhos, Trairi), Baixo Jaguaribe (Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas, Tabuleiro do Norte), Médio Jaguaribe (Jaguaretama, Jaguaribe, Solonópole), Centro Sul (Acopiara, Cedro, Iguatu, Lavras da Mangabeira, Piquet Carneiro), Cariri (Aurora, Crato, Mauriti, Milagres), Sertão Central (Banabuiú, Ibaretama, Madalena, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu), Litoral Leste (Aracati, Beberibe, Cascavel, Horizonte), Maciço do Baturité (Barreira, Baturité, Canindé, Caucaia, Guaiúba, Maranguape).