Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ENCONTRO DE SUPERINTENDENTES DO SENAR NO PECNORDESTE DISCUTE PROGRAMAS DE FORTALECIMENTO DO NE E DAS REGIONAIS

          A convite do Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-CE, Paulo Helder de Alencar Braga , será realizado durante o XIX Seminário Nordestino de Pecuária- Pecnordeste, que acontece de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o  Encontro dos Superintendentes Regionais do Nordeste.  A programação do encontro foi definida pelo Secretário Executivo nacional  , Daniel Kluppel Carrara, que incluiu a participação de todos na abertura do evento, dia 16, às 9 horas, quando estará presente também o Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA , João Martins da Silva Júnior.

Segundo Daniel Carrara, o Ministério da Agricultura, Recuaria e Abastecimento-MAPA, em conjunto com o SENAR e a EMBRAPA, elaborou um Plano de Desenvolvimento para os Estados da Região Nordeste do Brasil, visando promover os produtores rurais classificados na classe de renda “D” para a classe ” C” . Na qualidade de co- parceiro desse programa e pretendente a  executor,  o , SENAR,  vai trazer para o evento  o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Nordeste, Caio Rocha, para  apresentar esse estudo aos Superintendestes Regionais , durante o PECNORDESTE, informou Daniel Carraro.

Nesse sentido, já no dia 16 , no período da tarde, haverá a reunião dos Superintendentes Regionais do Senar com a apresentações dos seguinte pauta : Programa de Desenvolvimento da Região Nordeste, Programa de Fortalecimento das Regionais do Senar e Posicionamento sobre o Programa Sertão Empreendedor, um novo tempo para o semiárido, que é o tema central do Pecnordeste .

PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR INICIA CAPACITAÇÃO NO CEARÁ

O sistema FAEC composto pelo Senar-CE  e Sindicatos Rurais, realizou do dia 12 ao dia 30 de maio últimos,  11 Seminários de Sensíbilização do Sertão Empreendedor, coordenado pelo departamento técnico do Senar, através do instrutor Lauro Ramos Torres de Melo Filho e dos agentes sindicais David Cruz e Victor Emanuel.

As reuniões que foram acompanhadas pelo coordenador técnico do Senar-Ce, Eduardo Queiroz de Miranda tiveram como finalidade sensibilizar os produtores para a importância do programa que estimula o espírito empreendedor e visa elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o “Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido” que será desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Foram realizados seminários nas regiões Sertão Central, Jaguaribe, Jaguaribe/Sertão Central, Centro Sul, Cariri, Inhamuns, Norte, Metropolitana, Litoral Oeste/Itapipoca e Litoral Leste.

Ao todo 32 municípios serão beneficiados com o curso, sendo 25 produtores por município.

O que é o Sertão Empreendedor : Um Novo Tempo para o Semiárido

Superar as dificuldades impostas pela falta de chuvas e produzir em meio à seca são os maiores desafios para quem vive no semiárido brasileiro. O sertanejo, mesmo sendo um forte, como afirmou Euclides da Cunha,  está cansado de esperar. Precisa de alternativas, de acesso a tecnologias que permitem conviver com o clima e trabalhar em diversas atividades. E isso é possível porque o semiárido brasileiro, apesar de todas as adversidades, é o que registra o maior volume de chuva em relação a outras regiões semelhantes do planeta.

E foi com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, que o SENAR criou o “Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido” que será desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Pautada na qualificação profissional com orientação técnica, a implantação de novos negócios rurais e a consolidação dos já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas, certamente contribuirá para o crescimento social e econômico, com melhoria na qualidade de vida dos empreendedores rurais, incluindo a de seus familiares e colaboradores. Viabiliza-se, desta maneira, uma melhor convivência nas adversidades existentes e, principalmente, um desenvolvimento produtivo mais sustentável nessa região.

ATT. Assessoria  de Imprensa Sistema Faec/ Senar – CE

imprensa@faec.org.br

85-35358038