Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Demandas da carcinicultura: Amílcar Silveira recebe deputado federal Domingos Neto

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebe, nesta segunda-feira (24), o deputado federal Domingos Neto, que participou de uma reunião com representantes do setor da carcinicultura na qual trataram de demandas a serem levadas ao Congresso Nacional.

Durante o encontro, realizado no Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro), Amílcar Silveira apresentou ao deputado áreas, em perímetros irrigados, com potencial para o desenvolvimento da carcinicultura. “A produção pode crescer muito aqui no Ceará”, disse Amílcar Silveira sobre a utilização dos perímetros irrigados. Outro gargalo citado pelo presidente da Faec é a dificuldade de exportação para a Europa, devido a barreiras sanitárias causadas por problemas ocorridos em Santa Catarina. “Isso não tem relação alguma com o Ceará”.

Domingos Neto, por sua vez, destacou a importância do da união entre os diversos membros da cadeia produtiva do camarão para alavancar o setor. “Estamos em um momento favorável. A ideia é que tenhamos convergência para impulsionar a produção”.

Os produtores pediram ainda apoio para aumentar o número de estabelecimentos para o beneficiamento de pescado no Estado, objetivo que pode ser alcançado por meio do cooperativismo.”Podemos ter unidades de beneficiamento consorciadas de tilápia e camarão”, disse o presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Luiz Paulo Sampaio. A reunião também contou com a presença do secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos.