Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO: UMA NOVA PROFISSÃO NO MERCADO CEARENSE 

209 ALUNOS JÁ ESTÃO SENDO BENEFICIADOS 
DSC_1434Parece um sonho, mas é pura realidade, daqui há dois anos estarei concluindo meu curso de  técnico  em Agronegócio e estou confiante que com os conhecimentos adquiridos, poderei ajudar minha família a melhorar o desempenho na fazenda e até conseguir um bom emprego . Foi o que declarou a aluna Rosangela Maria Lucas Teixeira, durante a primeira aula  inaugural, realizada no último  dia 18 de março,  do Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, no município de  Quixadá, no Sertão Central, onde passou a funcionar mais um Polo  . No mesmo dia foi inaugurado o polo de Quixeramobim. Os cursos fazem parte da Rede de ensino à distância – RedeeTec Brasil do Ministèrio  da Educação – MEC. Ele  é gratuito, tem uma duração de dois anos, de forma semipresencial e presencial ( aulas de campo ) e vem sendo realizado graças a uma parceria feita pelo SENAR-CE com duas universidades. Em Quixeramobim, o Curso está funcionando dentro da FATEC- Faculdade Técnica e, em Quixadá, no Campus da UECE, com 25 alunos alunos em cada cidade.
Com estes dois polos inaugurados, o Senar passa contar com quatro (4) Polos da Rede e-Tec no Ceará , os dois primeiros foram implantados em 2015, em Fortaleza e no município de Cascavel, e já vão formar a primeira turma em agosto deste ano, informou o Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga. “Vamos colocar no mercado a primeira  turma  de 2015.2  com 167 profissionais com uma formação diferenciada em Agronegócio, uma profissão que a cada dia é mais demanda pelo mercado do setor agropecuário, o que mais cresceu nos últimos anos, apesar da crise, contribuindo com a elevação do PIB, disse Paulo Helder. Nos quatro polos temos hoje 209 alunos, abrindo o mercado para uma nova profissão , afirma  Paulo Hélder .
INAUGURAÇÃO
O evento de inauguração dos polos de Quixadá e Quixeramobim contou com presença do Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga, do Diretor Técnico Eduardo Queiroz e dos presidentes dos Sindicatos Rurais de Quixadá, Francisco Fausto Nobre Fernandes e de Quixeramobim, Cirilo Vidal Pessoa e diversas autoridades municipais. A aula inaugural do Polo  de Quixadá aconteceu às 9 hrs e foi ministrada pelo instrutor Carlos Igor e a do Polo de Quixeramobim às 15 hrs, também ministrada por Carlos Igor.
NOVAS TURMAS
Os Polos de Fortaleza e Cascavel também abriram duas novas turmas no início este ano, no  mês de  março ultimo , cada um com 20 alunos, totalizando 40 alunos. Os quatro Polos estão oferecendo juntos neste primeiro semestre de 2017, 90 vagas do Curso Técnico em Agronegócio, disse a Coordenadora Pedagógica do Programa Rede e-Tec, Karolina Alves Montenegro. Hoje, funcionam 3 turmas no Polo de Fortaleza e 3 no Polo de Cascavel, e duas nos Polos de Quixadá e Quixeramobim , perfazendo um total  de 209 alunos .
AULAS DE CAMPO
DSC_1417No dia primeiro de abril , realizou-se a primeira  aula prática deste semestre sobre Economia Rural para os alunos do Polo de Cascavel, que foi  ministrada  na CEASA , e no dia 8 de abril,  para os alunos do  Polo de Fortaleza, sobre Técnicas  de  Inovação  Agropecuária, na Hidrohorta  Gaúcha na cidade de Eusébio, distante 20 km da capital.
Neste primeiro semestre de 2017 , os alunos dos Polos  de Cascavel e Fortaleza terão 16 aulas práticas de campo, sobre temas como: Economia Rural , Empreendedorismo  e Plano de Negócios, Gestão da Produção e Lojistica, Tecnologia e Inovaçāo  na Agropecuária, Introdução ao Agro, Associativismo, Cooperativas e Sindicatos, Gestão de Pessoas, Marketing Aplicado ao Agro, Assistência Técnica e Extensão Rural, Qualidade e Segurança Alimentar, Gestão de Projetos, Técnicas  de Produção Vegetal , Técnicas  de Produção Animal, Responsabilidade  Social e Meio Ambiente.
 SOBRE O CURSO
Este é o primeiro Curso Técnico de nível Médio  na modalidade à distância promovido pelo SENAR em parceria com a Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação – MEC, cuja principal finalidade è promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) , beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológica da Educação à Distancia (EAD). O Curso de Técnico em Agronegócio executado pelo SENAR, tem duração de 4 semestres (2 anos), carga horária de 1.230 horas, sendo 20% destinada a encontros presenciais.