Uma comitiva cearense liderada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amilcar Silveira, visitou, na quinta-feira (28), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O grupo, composto por pecuaristas, presidentes de sindicatos rurais e lideranças do agronegócio cearense, foi recepcionado pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e pelo superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini.
Além de Amilcar, a comitiva contou com o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, os pecuaristas Eduardo Rolim, Fernando Alfredo Franco e Candice Rangel, que também preside o Sindicato Rural de Brejo Santo; o analista da SM Consultoria, Paulo Eduardo Prada Lima; e Eugênio Pontes, representante da Fertsan.
Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer o AgriHub e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). No AgriHub, o grupo discutiu tecnologias voltadas para o agronegócio e no Imea foram apresentados métodos de análise e dados sobre a produção agropecuária de Mato Grosso.
“O trabalho do Imea e do AgriHub é extraordinário, um exemplo de inovação e eficiência que serve de referência para todo o Brasil. A Famato é, sem dúvida, uma instituição modelo a ser seguida. Gostaríamos muito de receber Vilmondes Tomain e Marcelo Lupatini no Ceará para que possam conhecer a nossa realidade e fortalecer ainda mais os laços entre nossas federações”, disse Amilcar Silveira.
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, agradeceu a visita e reforçou a importância da cooperação e troca de experiências entre os estados. “É uma honra receber a Faec e sua comitiva em nossa casa. Estamos à disposição para contribuir com dados, informações e parcerias que possam fortalecer o agronegócio brasileiro. Essa troca de experiências entre Mato Grosso e Ceará é fundamental para que possamos somar forças e continuar sendo protagonistas no desenvolvimento do agro no país. Receber esse reconhecimento nos enche de orgulho e reforça nossa responsabilidade em seguir contribuindo com o setor.” (da assessoria de comunicação da Famato)