Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CNA PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA NO CEARÁ PARA CRIAÇÃO DA REDE AGROPECUÁRIA DE COMÉRCIO EXTERIOR

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, realiza nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Fortaleza , na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE , uma reunião preparatória para a implantação da – Rede Agropecuária de Comércio Exterior do Ceará-INTERAGRO , com a presença da Superintendente de Relações Internacionais  da CNA, Lígia Dutra Silva, e de Pedro Henrique de Souza Neto, do setor de Inteligência Comercial. O INTERAGRO será realizado em julho  próximo, durante a realização do Seminário Nordestino  de Pecuária -PECNORDESTE, em Fortaleza, com a participação de diversos especialistas em comércio exterior, anunciou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Viriato de Saboya Neto.

 

A reunião preparatória  contará com a participação de representantes das Câmaras Setoriais da ADECE e dos coordenadores  setoriais do PECNORDESTE das cadeias produtivas da apicultura, aquicultura, Suinocultura, avicultura, cajucultura e ovinocaprinocultura, produtores e associações de entidades  governamentais e  de assistência técnica,  de logística, entre outros. Foram   convidados ainda,  representantes do SEBRAE, do Senar-Ce, da Organização das Cooperativas do Brasil- OCB, Câmara  Setorial do Comércio Exterior, Banco  do Nordeste do Brasil e Banco do Brasil .

 

O objetivo do INTERAGRO é preparar os produtores e empresários rurais nos temas relacionados ao comércio internacional e seu alinhamento com as atividades da Rede Agropecuária do Comércio Exterior da CNA. No Ceará, ele visa a criação  de uma cultura exportadora, o credenciamento dos interessados, licenciamento de exportações, o uso de ferramentas de promoção comercial, os conhecimentos no trato de negociações internacionais, o nivelamento quanto âs barreiras sanitárias , os procedimentos de comércio exterior e os processos de alterações tarifárias.

 

PROGRAMAÇÃO

 

A reunião  terá início dia 7, às 14h30mim com a participação da Comissão do PECNORDESTE e  dos técnicos da CNA,  para conhecimento do INTERAGRO CEARÁ, previsto para os dias 6 e 7 de julho, durante o Seminário Nordestino de Pecuária.

No segundo dia,8,  a partir das 8 horas  até as  10 horas- Reunião de trabalho com a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, Clube do Berro, ACOCECE, outras associações vinculadas ao setor com a participação dos técnicos da CNA.

De 10 as 12hs- Reunião de Trabalho com as Cadeias da Aquicultura e da Suinocultura com a participação dos Membros das Câmaras Setoriais do Camarão e da Tilápia, da ADECE, Associações vinculadas ao Setor, Governo e outros.

No período da tarde, a partir das 13:30 acontecerá a reunião Trabalho com a Cadeia da Apicultura com a participação de Membros da Câmara Setorial do Mel e  da ADECE e por fim, das 16 às 18hrs a Reunião de Trabalho com as Cadeias da Avicultura e da Castanha de Caju onde participarão a  Câmara Setorial do Caju e da ADECE, a ACEAVE, Produtores, Industriais e Governo.