Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

CEARÀ PARTICIPA COM MAIS DE 110 CAMINHÕES DO MOVIMENTO BRASIL EQUESTRE EM PROL DA VAQUEJADA LEGAL EM BRASILIA

O Estado do Ceará participa amanhã,25, em Brasilia, do  Movimento Brasil Equestre ” Vaquejada Legal” , com uma  caravana composta por   110 caminhões  ( cento e dez  )  em torno de 400 vaqueiros e cavaleiros, perfazendo em  torno de 5  mil vaqueiros de  todo o Brasil, que deverão participar da manifestação na capital federal , incluindo os representantes  da ACEVAQ, ABEVAQ, Sindicatos Rurais de Cascavel e Maranguape, onde diversos produtores  são criadores de cavalos e praticam a atividade . O Presidente  da Federação  da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará -FAEC, Flávio Viriato  Saboya Neto,  também deverá tomar parte do evento, ao lado do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, Paulo Hélder Braga, que devido a importância da equinocultura no Ceará  incluiu cursos de capacitação nessa área,  na grade de programação  do Senar, sem esquecer que o segmento  de equinocultura já é presença marcante dentro do  PECNORDESTE- Seminário Nordestino de Pecuária, realizado há 22 anos pelo Sistema FAEC/ SENAR- CE.
Flavio Saboya  foi procurado por representantes  da  Associação Cearense de Vaquejadas-ACEVAQ e da  Associação   Brasileira  de Vaquejadas- ABVAQ, a quem manifestou seu apoio favorável á prática  da  vaquejada, considerando ”  equivocada”  a posicão  do STF que suspendeu em todo o país, a prática da Vaquejada, como modalidade esportiva.  ”  Acredito   numa reanálise  da questão e no  restabelecimento da Vaquejada”, disse. No ultimo DIA 18 , ele recebeu em seu  Gabinete na sede do Sistema FAEC/Senar-CE ,o  Presidente do Sindicato Rural de Maranguape e membro da ACEVAQ,Eduardo Peixoto Rolim, que comunicou  a realização  do grande movimento Nacional dos vaqueiros, nesta  terça- feira, dia  25,  em frente  ao Congresso  Nacional, em Brasilia, com a participação de mais 5 mil cavaleiros.O  presidente dos Sindicato Rural  de Cascavel, Paulo Hélder Filho, também Integra a caravana, sendo um dos grandes criadores de cavalos quarto de milha no Estado.
PROGRAMAÇÃO EM BRASILIA
Na programação, consta a abertura do evento hoje, 24, às 22 horas, com o deslocamento das comitivas  do Parque Leão , em direção a esplanada  dos ministérios , com término  às  5 horas.  Terça-feira, às  8 horas, missa do vaqueiro,às  10 hs, aberto ao público em frente ao Congresso Nacional ,às 12  hs, vaqueiros em trajes típicos receberão   a benção  na Catedral de Brasilia,  todos poderão participar. ÀS 17 horas, concentração em frente ao Congresso Nacional para a grande Cavalcante ” VAQUEJADA LEGAL”, com retorno ao mesmo local  , as 18 hs, Ave Maria interpretada por artistas em Homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil, as 19 hs- manifestação com a participação de artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada Legal.A programação será encerrada às 21 hs.
Segundo Flavio Saboya,  o setor movimenta em torno de 720 mil empregos diretos e cerca de R$700 milhões  de reais  no Brasil ,  somente no Ceará, são  120 mil empregos . Para ele, há  um desconhecimento dos aspectos culturais , a tradição do povo Nordestino e em especial, do sertanejo e que, em última análise  foram os  grandes responsáveis pelo desbravamento do nosso campo e pelo nascimento de villas que se  tornaram cidades. Além dos aspectos citados, há  que de destacar o papel social da Vaquejada que movimenta inúmeras categorias profissionais como : vaqueiros, tratadores, casqueadores, fabricantes de arreios, motoristas, juízes, locutores, veterinário e muitas outras, destaca Saboya.
Em nota distribuída aos vaqueiros e associações de vaquejadas,  Flavio Saboya disse ” que ao suspender a Vaquejada, com o argumentos  de que a prática traria maus tratos e sofrimento aos animais, parece- nos imprescindível destacar que no passar dos anos, regras  vêm sendo desenvolvidas , visando à proteção  e o bem estar animal e a modernização da Vaquejada.
O presidente do Sinrural de Maranguape, Eduardo Rola informou que a categoria  vai participar do movimento  Nacional em Brasilia, no próximo dia 25, e aqui no Estado  já conta com o apoio do  Deputado estadual  Daniel  Oliveira ( PMDB) e do Deputado federal VIctor Valim( PMDB), esperando o engajamento de maior número  de parlamentares. Segundo Eduardo, há muitos anos as entidades representativas do setor  criaram novos mecanismos como  o protetor de cauda, acabando de vez a possibilidade de quebra do rabo . Ele destacou ainda, a Lei 12.870, de 15 de outubro de 2012, que dispõe sobre  o exercício da atividade profissional de vaqueiro.
Maiores Informações :
PAULO HÉLDER FILHO: Presidente  do Sinrural de Cascavel- 9- 9933-0204
EDUARDO ROLA – Presidente do Sinrural de Maranguape-9-96980550