Através de uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibaretama, o Banco do Nordeste do Brasil-BNB acaba de aprovar uma subvenção econômica para desenvolver uma tecnologia inovadora , que visa atender às regiões semi-áridas do Estado do Ceará, no que tange a distribuição de água de qualidade.
O Projeto denominado “difusão tecnológica de abrandador de água salobra” , iniciou suas atividades dia 26/06, com a reunião de planejamento das ações que deverão ser encerradas no prazo de um ano. A previsão de instalação do equipamento (dessalinizador ) é de seis meses.
O projeto é coordenado pelo Presidente do Sindicato de Ibaretama Carlos Bezerra Filho e segundo ele, faz parte do esforço da Federação em atender às demandas dos produtores rurais por água de qualidade, e o dessalinizador vai contribuir bastante. Ressaltou ainda, que em Ibaretama, a CNA/ A FAEC e o SINRURAL já desenvolvem um projeto pioneiro de pesquisa com essências florestais em parceria com a EMBRAPA denominado Bioma Caatinga, local onde será instalada a nova tecnologia. No local, a FAEC conseguiu captar recursos junto a CNA e já instalou um poço profundo.
Participaram da reunião além de Carlos Bezerra, o professor da UFC,Lindomar Damasceno e Paulo Airton Linhares , sócios da startup Policlay, Amanda Conrado, consultora em gestão de projetos inovadores, a advogada Jussara Dias Soares, do Departamento Jurídico da FAEC/SENAR-CE, José Antônio Sampaio, técnico agrícola – Projeto Biomas e Victor Emanuel Braga, do Setor Financeiro da FAEC.