Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

BB LIBERA 108,4 BILHÕES PARA A SAFRA 2016 /2017 E LANÇA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA O AGRONEGÓCIO NO ESTADO

DSC_1411Hoje, 18, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, o novo  gerente de negócios  AGRO  do Banco  do Brasil, Antonione dos Santos da Cruz,  fez  uma apresentação da atual estrutura do Banco, quando informou que o Plano agrícola e pecuário 2016/2017  teve um aporte no Estado do Ceará  da ordem de  R$ 108,4 bilhões, e até o mês de março já realizou 7.698 operações, que representam um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente  no segmento de investimento, ou seja aquisição de  máquinas e equipamentos. Para ele, o agronegócio ainda tem muito que crescer no Ceará , está muito concentrado na área de bovinocultura, fortalecer será uma das metas do banco na cadeia do agronegócio, já que o Banco tem várias linhas de crédito, mas às vezes é pouco demandado.
 A reunião foi coordenada pelo primeiro vice- presidente da FAEC, Paulo Hélder de Alencar Braga que convidou o Banco do Brasil para ter uma maior participação dentro do PECNORDESTE – Seminário Nordestino de Pecuária, aproveitando as caravanas de produtores que participam do evento, que este ano vai ser realizado de 6 a 8 de julho, no Centro de Eventos  do Ceará. Na ocasião, ele lembrou o pagamento da contribuição sindical rural pessoa física 2017 que se encerra no dia 22 de maio : a sua contribuição torna a classe produtiva mais forte, disse ele.Paulo Helder , que é também superintendente do SENAR- CE sugeriu ao Banco aproveitar os grupos de produtores que estão sendo assistidos pelo programa de assistência técnica e gerencial do SENAR- CE para levar o crédito.
Na ocasião, o gerente de negócios informou  que o Banco vai implantar  o  atendimento especializado para o agronegócio, considerada  uma corrente muito forte, vamos  conviver com carteiras e clientes que serão orientados  por uma equipe  especializado em agronegócio,disse Antonine dos Santos. A  meta é  consolidar esse atendimento até o final do ano. Observou ainda  que há vários nichos  e perfis diferenciados de clientes do agronegócio, o que poderá facilitar o atendimento e as negociações. Denominado de parcerias estratégicas, outra   metas é descentralizar o atendimento, e o primeiro convênio está em processo de formalização, onde o banco vai financiar bens duráveis e implementos , diretamente na empresa revendedora, a exemplo do que se faz hoje com  a compra de carro. Foi celebrado também um convênio com a ABRAER- Associação  Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência  Técnica , que farão as contratações de custeio nas regionais da  Ematerce, descentralizando e agilizando o atendimento ao produtor.
DSC_1384O gerente de negócios do AGRO do BB  anunciou  ainda que o Banco  lançou recentemente o Programa  INTEAGRO que financia práticamente tudo para o produtor, que não está  contemplado em outras linhas , incluindo  bens utilitários ( caminhões, tratores)  recebendo inclusive o usado.Nesta linha financia também, aquisição de animais e formação de lavouras permanente, formação de pastagens, construção e benfeitorias de um modo geral, sistema de geradores de  energia, perfuração de poços.açudagem, irrigação, com prazos de pagamento . Agora em março, foi lançado um novo,produto de investimento , que é o AGROENERGIA , para financiar  a implantação de usinas geradoras de energia.
Informou também,  que  dentro da linha de melhor atender os produtores ,o  Banco instituiu  este ano a CARAVANA DO AGRO, percorrendo mensalmente o Estado, divulgando as linhas de crédito e fazendo novos negócios . Em março, já foram feitas quatro  caravanas em Sobral, Ibiapaba ,Quixeramobim e Fortaleza .E em abril estão previstas novas caravanas .Esse sistema  foi  inspirado  no AGROPACTO, primeiro é feita uma exposição dos produtos do Banco com a participação de diversos parceiros, clientes do agronegócio, funcionários do banco no entorno do munciipio onde está ocorrendo a Caravana do AGRO e na parte da tarde, ocorrem os atendimentos individualizados.
Conforme dados apresentados  a  Carteira de  crédito do AGRO no BB , representa algo em torno de 62% no país e 80% no Ceará , este último com  uma carteira de 790 milhões , o que para ele ainda é muito pouco . ” Temos  potencial para crescer muito mais e mais  da metade destes recursos  de crédito vai para a bovinocultura, sendo a atividade mais forte e mais apoiada pelo Banco   no estado” . Para ele, existem outras potencialidades para serem exploradas, e já começamos a fazer este mapeamento , de modo a diversificar nossa  carteira do agronegócio  . Outro dado apresentado é de que dos valores aportados no  Estado, 72% ainda é através da agricultura familiar,- PRONAF.

No  Ceará , existem 192 unidades  administrativas com 2.320 funcionários, com uma atuação em quase todos os municípios cearenses, seja por meio de agência bancária, seja por postos de atendimento. Em Fortaleza  são 45 agências e  o  maior volume de negócios está concentrado no interior.

SOLICITAÇÕES
DSC_1380O vice- presidente de administração da FAEC, Carlos Bezerra, disse que o sistema  FAEC/SENAR / SINRURAL  pode fortalecer esse trabalho do Banco no atendimento direto aos produtores sindicalizados, trazendo mais segurança na contratação e agilidade.. Eduardo Junior, presidente do sindicato dos produtores  rurais de Morada Nova  que é também agronomo, solicitou que  o BB atuasse diretamente junto aos sindicatos e que  que o banco passasse a financiar também   a aquicultura na região .
O gerente de agronegócios do Sebrae- CE , Paulo Jorge  sugeriu ao banco atender a outros segmentos como a apicultura, aquicultura , Ovinocaprinocultura e  a cadeia do caju que são muito fortes no Estado e evoluíram  muito , destacando o modelo da assistência técnica do Senar, que faz o acompanhamento  sistemático da produção e produtividade.
Produtos e serviços do BB AGRO
Agricultura familiar, médios  produtores e agricultura  empresarial
LInhas de crédito
INVESTIMENTO
1-PRONAMP (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) – Financiamento para investimentos que promovam o desenvolvimento das atividades rurais dos médios produtores rurais, proporcionando o aumento da renda e a geração de empregos no campo.
2-PROGRAMA ABC – investimento, que tem por finalidade  a  redução de emissão de efeito estufa na Agricultura, tendo como público alvo, produtores rurais  e suas cooperativas de produção.
3-MODERFROTA- modernização da frota de máquinas e veículos
4- MODERINFRA- modernização  de infraestrutura ,principalmente agropecuária irrigada e construção e armazéns e silagem
5- MODERAGRO  – aquisição de animais
6- INOVAGR0- inovação de tecnologia e produção
7- BB INVESTIAGRO – financiamento de diversos tipos  de investimento