Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

BANCO DO NORDESTE SELECIONA PROJETOS PARA TERRITÓRIOS DO AGRONORDESTE E SENAR VAI CAPACITAR APICULTORES CEARENSES

Duas iniciativas cearenses foram contempladas O Banco do Nordeste acaba de selecionar 23 projetos de Difusão e Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Territórios Atendidos pelo AgroNordeste, programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Dois projetos são do Ceará:  Difundir tecnologias para o fortalecimento da apicultura no sertão de Crateús e Inhamuns através de capacitações”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Ceará e  ” Comunidades Vivas”, do Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã,

Aos projetos selecionados no âmbito do Edital 02/2019, do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo BNB, serão destinados, no total, R$ 5,8 milhões, em caráter não reembolsável, beneficiando instituições públicas e privadas, sem fins de lucro, visando à difusão e à transferência de tecnologias.
A ação do Banco contribui para a organização e o fortalecimento das cadeias produtivas priorizadas nesses territórios, assim como para a articulação de políticas públicas de desenvolvimento local e  territorial e para a incorporação de inovações tecnológicas nas atividades produtivas. Os projetos abrangem temas como pecuária sustentável, agroecologia, melhoramento genético, tecnologias apícolas, reúso da água, construção de biodigestores, manejo sanitário, dentre outros.

 

SENAR VAI ATUAR NA CAPACITAÇÃO DE APICULTORES DE 15 MUNICÍPIOS

 

Através destes recursos do Fundeci do Banco do Nordeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Administração Regional do  CE, numa ação de parceria com o Programa AgroNordeste,  vai capacitar  produtores, trabalhadores ,profissionais  e empreendedores rurais da cadeia produtiva da apicultura no Sertão de Crateús e Inhamuns , promovendo a difusão de tecnologias e desenvolvendo competências profissionais. Segundo os coordenadores do projeto , Mariana de Menezes e Lauro Ramos Torres de Melo,  o objetivo principal é estimular a utilização de novas tecnologias a gestão, visando a profissionalização e o crescimento da cadeia produtiva da apicultura  em 15 municípios .

Nessa região já existe a Rota do Mel, mas o foco agora é fazer com que as instituições conseguiam  cooperar e haja uma complementaridade das ações em torno da apicultura. Nesse sentido, o SENAR prospecta a realização de capacitações envolvendo todos os elos da  cadeia produtiva do mel , atendendo a 300 produtores, disse o Superintendente  do SENAR, Sérgio Oliveira, ao ressaltar a importância cooperação proposta  pelo programa Agronordeste, que entre  suas finalidades visa  justamente  destravar todas os obstáculos , incluindo a  assistência técnica e gerencial , através de uma metodologia própria .

No programa Especial para a apicultura, estão previstos três treinamentos que devem ocorrer em cada um dos 15 municípios beneficiados e tem como objetivo, difundir tecnologias e metodologias de gestão em todos os elos produtivos, desde a obtenção de insumos , produção , beneficiamento e comercialização. Desta forma, os três treinamentos serão sobre :  Negócio Certo Rural , Boas  Práticas no Beneficiamento e Manejo Produtivo e Associativismo.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: AIUABA, Arneiroz, Ararenda, Catarina, Crateús, Independência, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tamboril, Parambu , Saboeiro e Tauá.

 

O AGRONORDESTE E O SENAR

 

O programa de Desenvolvimento do Nordeste- AgroNordeste, lançado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária- MAPA, já está em plena execução no Estado do Ceará, desde  fevereiro  de 2020,onde o SENAR está atuando  com em seis cadeias produtivas do agronegócio , em  11 regiões no Ceará,  oferecendo assistência técnica e gerencial  .A metade chegar até o final deste ano a  4.300  produtores.