Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Balanço do Sistema Faec/Senar 2016

Dr-flavioÉ ponto pacífico que qualquer análise sobre as realizações no sistema Faec/Senar-CE (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tenha como norteador os efeitos de uma inclemência climática persistente, que levou expressiva parcela da agropecuária cearense a um esfacelamento contínuo, nesses cinco anos de secas consecutivas. As disponibilidades hídricas foram sendo, paulatinamente, reduzidas, com reflexos diretos nas atividades do semiárido onde predomina a pecuária bovina, junto com a ovinocaprinocultura.

 

Dedicamos uma ação voltada à sustentabilidade dos rebanhos procurando despertar o homem para a urgente necessidade de uma Reserva Alimentar Animal como condição básica para uma convivência com a nossa realidade. Nesse quadro, surgiu o suprimento emergencial dos estoques de milho da Conab como alternativa complementar à sobrevivência dos rebanhos. Neste assunto a Faec atuou, de forma persistente, junto ao Ministério da Agricultura, no sentido de que a Conab incrementasse a oferta de grãos (milho) no Ceará.

 

Com a redução progressiva das disponibilidades de pasto para os rebanhos, propusemos ao Banco do Nordeste que aprovou a criação de uma linha de crédito específica para produção irrigada. Ainda nessa linha de salvaguardar os rebanhos do Ceará, elaboramos o Projeto Hotéis Fazendas, como alternativa final para evitar a perda do Patrimônio Genético Animal do Ceará, caso chegarmos à possibilidade de morte, em série, dos rebanhos.

 

Outra batalha que muito agravou nossas atividades rurais foi a demora na Renegociação das Dívidas Rurais que bloqueou novos financiamentos, no momento que seriam essenciais, face às secas. Em 2016, com o esforço de todas as Federações do Nordeste foi aprovada uma lei, que resolverá, nos próximos meses, essa problemática. Tivemos o prazer de recepcionar o presidente Temer, em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em 9/12/2016, quando a supracitada lei teve sua Resolução assinada no BNB, com a presença do governador Camilo Santana.

 

Apesar das dificuldades financeiras, mantivemos em 2016 o Seminário Nordestino de Pecuária – PECNordeste e o Programa Agrinho, tradicionais eventos do Sistema Faec/Senar. São espaços que, com seus parceiros, contribuem, significativamente, para a convivência com as secas, voltados para a educação rural.

 

Com os anos consecutivos de secas, chegamos com sérias dificuldades na manutenção dos Sindicatos Rurais. A queda sistemática na Contribuição Sindical Rural reflete-se na sustentabilidade dos Sindicatos. Nesse quadro, entra o Senar com a intensificação de ações, em parceria com os Sindicatos, objetivando a realização de capacitação de produtores rurais.