Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Após provocação da Faec, Izolda Cela revoga “taxa de contingenciamento” da Cagece

Após a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) solicitar o fim da “taxa de contingenciamento” da Cagece, demanda apresentada pelo presidente da Federação, Amílcar Silveira, ao procurador-Geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro, na última segunda-feira (2), a governadora Izolda Cela anunciou, na quinta (5), o fim da cobrança da tarifa.

“Recebo essa notícia com muita felicidade. A governadora atendeu uma solicitação do setor produtivo do Estado do Ceará”, disse Amílcar Silveira após a decisão. “É importante reforçar que somos nós que temos de zelar pela água do Ceará, porque ela é primordial para os nossos perímetros irrigados. Agradeço à governadora por ter sido ágil em atender uma reivindicação da Federação da Agricultura”.

Criada em 2015 em razão de um período de escassez hídrica, a taxa já não se justificava em razão do atual nível dos reservatórios cearenses, conforme argumentou Amílcar Silveira. A revogação passa a valer a partir do consumo do mês de maio, para Fortaleza e Região Metropolitana. Assim, somente as faturas de junho estarão sem a cobrança.