Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Amílcar Silveira participa de sessão no Senado Federal sobre cajucultura

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, participou, nesta segunda-feira (2), de audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. Na pauta, os desafios da cajucultura e suas perspectivas para o Brasil.

A sessão especial foi destinada a celebrar o centenário de Jaime Tomaz de Aquino, cearense que contribuiu para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará e do Brasil e se tornou o maior produtor de caju do País.

“O Ceará é feito de grandes homens, e o Jaime Aquino é um desses homens”, disse Amílcar Silveira em sua intervenção. “Esse homem é a legítima história do caju e da cajucultura do nosso Estado. Mas, entre outros grandes homens que o caju fez no Ceará, podemos falar de Edson Queiroz e Humberto Fontenele, grandes homens que fizeram muito pelo caju. Isso mostra que, de fato, o melhor do Ceará é o cearense”.

A audiência pública foi proposta pelos senadores Eduardo Girão (CE) e Hamilton Mourão (RS). Além da Faec, também participaram representantes do Banco do Nordeste, Embrapa Agroindústria Tropical, Instituto Caju Brasil (ICB) e União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Procajuína).