Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO: LAURO CHAVES  DEBATE PERSPECTIVAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA PARA A AGROPECUÁRIA 

O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, na próxima terça-feira, 27, vai discutir as Perspectivas da Reforma Tributária  e suas implicações para o Agronegócio brasileiro, tendo como palestrante o economista do Conselho Federal de Economia e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves.

O evento ocorrerá no formato híbrido, no auditório do Sistema FAEC/ SENAR, a partir das 8hs, com a participação presencial para os inscritos no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhl0ZlCDdOBoCFHXyalocBBIZdCif9a3hfMT347LcJJ6LPMw/viewform e também contará com a transmissão ao vivo no canal do Youtube e na página do Facebook do Sistema FAEC/SENAR.

O Agro recolheu, em 2018, R$ 489 bilhões em tributos (IBGE), o que representa 21,5% de tudo o que foi arrecadado no Brasil. Em contrapartida, o agronegócio ainda é pouco beneficiado quando o assunto são subsídios tributários, ficando com 9,7 % das isenções. (Fonte: Revista do Sistema FAEP/SENAR/PR).

Analistas do setor apontam que as três propostas de reforma (duas emendas à Constituição (PEC) e a proposta do Governo Federal) que estão em discussão não são favoráveis ao setor agropecuário e contam com a imposição de regras e impostos incompatíveis com a natureza das atividades no campo, dentre essas, a tentativa de transformar o produtor rural em Pessoa Jurídica, o que impactaria, em muitos casos, as pequenas propriedades e os produtores de baixa renda, principalmente.

Com a previsão de uma tributação exagerada, o setor está debatendo o assunto e propondo debates que possam minimizar essa penalização que o campo pode sofrer com a aprovação do texto da reforma sem as adequações que visem à competitividade e a sustentabilidade do Agro.

Sobre o  AGROPACTO 

O AGROPACTO é um fórum de debates promovido  quinzenalmente, ha 25 anos, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, reunindo representantes do setor público e privado para discutir temas de interesse do desenvolvimento da agropecuária cearense.

Local: Sede do Sistema FAEC/SENAR:  Avenida Eduardo Girão 317, bairro  Jardim América.

Horário: 8hs