Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO LANÇA AGROPEC SEMIÁRIDO NO RN

DSC_1047A Federação da Agricultura  e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC promoveu hoje,  21, mais uma  reunião  do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO – quando ocorreu  a apresentação  da programação do  AGROPEC SEMIÁRIDO 2017, pelo Assessor da Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – FAERN: Rodrigo Melo. O evento será realizado em Natal/RN, de 7 a 8 de agosto onde acontecerá  palestras técnicas,  debates, painéis, aulas práticas em  arenas envolvendo  10 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio e sediando ainda o V Congresso  Brasileiro da Palma, numa promoção da CNA, FEDERAÇÕES DE AGRICULTURA DO NORDESTE, SENAR E SEBRAE ..

O  I AGROPEC SEMIÁRIDO foi realizado em 2015 ,em Salvador – BA, sendo uma ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com suas Federações do Nordeste    e este ano  será realizado no Estado do Rio Grande do Norte  O objetivo é levar as tecnologias mais avançadas e as práticas mais modernas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo para produção semi-árida. Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins,  ” de  nada adiantam essas tecnologias se continuarmos com um Brasil desigual e sem políticas públicas específicas para a região. É fundamental um tratamento diferenciado para o Nordeste para que possamos amenizar essas disparidades econômicas e sociais – cobrou.

Rodrigo Melo disse que o  desafio é fazer o segundo evento cada vez melhor do que o da Bahia, principalmente  a qualidade e com um caráter inovador., por isso o  tema central era Inovação e Gestão. ” Esse ano a gente procurou trazer o tema Inovação  dos assuntos no trato com os agropecuaristas. Serão dez assuntos, com sala temáticas: Inovação e gestão,,Boas práticas agropecuárias, Consórcio agrosilvapastorial , Produção e geração geleia real, de pólen é rainha Piscicultura , Ave e Suino , Bovinocultura  de corte com destaque para Nutrição e forragem. Muitos casos de sucesso serão apresentados pelos próprios produtores.

A primeira das inovações desse ano é que  o AGROPEC acontecerá  no ambiente  muito parecido  com  uma fazenda ,  será no  Parque de Exposições  de Natal ,com 27 há de parque, terá uma pista de desfile,  pavilhões , 10  salas temáticas tipo seminário , com estrutura para  atender exposição,  uma sala  da palma e um espaço externo para  dinâmica sobre a palma  com algumas tecnologias de manejo e condições de chuva, e uma fazendinha , terá também sete arenas  a céu aberto onde ocorrerão 14 dinâmicas,  Restaurante, uma praça de convivência,

DSC_1029Temas como Barragens de subterrâneas, tecnologias de maior armazenamento de água, renegociação de dívidas, foram sugeridas pelos presidentes de sindicatos  do Ceará . O presidente da FAEC garantiu a participação de duas caravanas de produtores cearenses ao evento. A Inscrição  será gratuita para os produtores.

O AGROPEC semiárido é um seminário que aproxima a tecnologia validade nos centros de pesquisa ao produtor rural em um rico ambiente de discussão , com uma ampla programação técnico-cientifica tendo a participação de palestrantes de nomes de destaque nacional e internacional, além de exibição de empresas produtoras de máquinas e implementos e outros insumos.

 

Sobre o V Congresso  de Palma

O coordenador de projetos  do SENAR nacional Joaci Medeiros , fez a apresentação do V Congresso  Brasileiro da Palma e outras Cactáceas,  que será realizado dentro do AGROPEC , que  teve início em, 2009, e em 2013 foi em Fortaleza , dentro do PECNORDESTE. Neste período houve um crescimento de 13% no número de inscritos de 458 para 519 é um aumento e 62% nos trabalhos  apresentados  , que saltou e 61 para 99 , mostrando a importância da temática da  palma que definitivamente entrou na agenda de várias instituições. Este ano, o Comgreso da Palma terá a parceria da ACaa, CNA. Senar , Sebrae  e  Emparn. A ideia é trazer o 10o Congresso  Internacional de Palma para o Brasil em 2020, anunciou Rodrigo.

 

PECNORDESTE

O  Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, foi destacado na ocasião, como um evento que inspirou o AGROPEC SEMIÁRIDO lançado pela CNA de forma  itinerante na Região  Nordeste. O Coordenador do PECNORDESTE, Paulo Hélder de Alencar Braga, disse que essa iniciativa da CNA vem se somar ao trabalho do PECNORDESTE., que este ano fará o I Congresso Cearense  da Palma. O coordenador do Congresso dentro do PECNORDESTE , Jorge  Prado destacou a importância do AGROPEC, ” estamos trabalhando para implantar a palma no Ceará, com tecnologia, é um evento  como esse traz muita informação, é muito importante participar,  a  gente acaba aprendendo  muito, uma dessas experiências que aprendi recentemente  foi sobre o uso da palma picada na copa de áreas frutíferas , a planta deu um maior desenvolvimento, disse ele.

 

FAEC  INSTALA UNIDADE DEMONSTRATIVA DE DESSALINIZADOR

DSC_1070A Federação  da Agricultura e Pecuária  do Estado do Ceará, colocou em sua sede uma unidade demonstrativa  de dessalinizador de água e apresentou aos presidentes de sindicatos rurais do Estado, logo após a reunião do Agropacto . O equipamento é móvel e visa propiciar o acesso ã água para consumo humano das comunidades rurais e tornar a água potável para consumo humano. O interessante do equipamento é que ele pode gerar renda para o,produtor que poderá vender água tratada a partir da aquisição de  uma unidade de tratamento de água  comunitária. A tecnologia  é 100%  cearense , desenvolvida pela empresa Policaly Nanotecn- AGUABRAS.

Esse mesmo equipamento será instalado no Projeto Bioma Caatinga, em desenvolvimento pela CNA  E EMBRAPA., na fazenda Triunfo, município de Ibaretama.

Ali será  instalada  em breve uma UTR- Unidade de seleção e adaptação de desenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes a seca e seu uso racional no semiárido brasileiro, da Embrapa. O presidente da FAEC, Flávio Saboya será o coordenador de 12  UTRs  que serão instaladas na Região Nordeste.

 

PROTESTO

Durante a reunião do AGROPACTO, que tratou da realização do AGROPEC SEMIÁRIDO, o Presidente  da FAEC, Flávio Saboya  lamentou a extinção do Ministério da Aquicultura e Pesca e a  transferência do setor de aquicultura para o MDIC. Temos agora uma outra banda do agronegócio para um ministério que não tem nada a ver, quando deveria ter ido para o MAPA .