Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO EM CASCAVEL – CRIAÇÃO DE ABELHAS É UMA ATIVIDADE RENTÁVEL NO SEMIÁRIDO MÁS FALTA AINDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

AGROPACTO EM CASCAVEL

CRIAÇÃO DE ABELHAS É UMA ATIVIDADE RENTÁVEL NO SEMIÁRIDO MÁS FALTA AINDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Apesar de não precisar de muita chuva, mas a falta dela também prejudica a criação de abelhas e é o que vem acontecendo nos últimos quatro anos, quando a escassez de chuva se intensificou no Estado. Hoje, o Ceará está na sexta posição na exportação de mel de abelha, mas já chegou a ser o segundo maior exportador do Brasil em 2009. A perda de enxames desde 2011 foi gigantesca, mas mesmo assim o Ceará está se garantindo no sexto lugar, o que significa que é uma atividade rentável no semiárido, desde que haja um pouquinho de chuva e assistência técnica ao produtor, foi o que afirmou o Presidente Câmara Setorial do Mel, José Everton Alves  hoje, dia primeiro,  na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária  Cearense – Agropacto, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- Faec,  na cidade de Cascavel, onde ministrou palestra  com o tema  ” Cadeia  produtiva  do mel de abelha no Ceará.

DSC_1044Segundo ele, Caucaia, Aquiraz, Cascavel e Crato estão entre os quatro  primeiros exportadores  de mel  no Ceará. O consumo per capita brasileiro é de 60 gramas / ano, representa uma colher de mel, muito pouco  em outros países, como a Alemanha que  são os maiores consumidores per capita, com mais de 2 mil gramas/ ano.

Sobre a cadeia produtiva do mel o professor Éverton Alves disse que está bem estruturada no Estado, com a  atuação de diversos empreendedores, do programa compras governamentais desenvolvido pela Conab ,no varejo onde é vendido nas redes de farmácias e supermercados, tem também bancos financiadores de empresas, a secretaria estadual do desenvolvimento agrário, as secretarias municipais, o associativismo, o  cooperativismo, a  assistência técnica através da Ematerce e outros órgãos. No entanto, para avançar é preciso mais assistência técnica, é preciso explorar mais a internet até para a compra de abelhas rainhas selecionadas.

Conforme dados de pesquisa por ele apresentados os agricultores cearenses utilizam um pouco mais da metade da tecnologia de produção disponível, o acesso à assistência técnica segundo ele ainda é inexpressivo, sendo necessário aumentar a gestão do negócio. Conclusão: a atividade apícola é bastante rentável, mas depende tecnologicamente do manejo e da gestão.

ATIVIDADE APÍCOLA EM CASCAVEL

“A segunda palestra com o tema: Perspectivas da atividade apícola na Agricultura familiar de Cascavel” foi ministrada pelo professor doutor Francisco Deoclécio Guerra Paulino, coordenador do setor de abelhas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará que ministrou recentemente um curso para produtores em Cascavel. Conforme disse, o Município de Cascavel tem um potencial muito grande para produção de mel, pela suas peculiaridades devido a florada do cajueiro, o  que  permite manter  as colônias de abelhas, além disso tem uma planta chamada ” Catanduva”, que também produz florada para produção de mel de alta qualidade. O que tem que ser trabalhado aqui em Cascavel é o manejo, treinar os produtores para tornar uma atividade rentável, disse o professor. Ele ressaltou também, que a produção do mel é um dos produtos importantes, mas a polinização das culturas é também muito importante, é preciso usar a abelha para fazer a formação dos frutos, portanto, a apicultura não é só a produção de mel, insistiu o palestrante. O pólen e a cera do mel de abelha são dois subprodutos importantes que podem ser produzidos em larga escala, e melhorar a renda do produtor.

O professor ressaltou ainda a importância do calendário de produção de florada, a organização, a capacitação dos produtores para o sucesso do empreendimento.

SECRETARIA VAI INCENTIVAR PRODUÇÃO

O secretário de desenvolvimento econômico de Cascavel Francisco Araripe, representando a prefeita do município, disse que Cascavel passa por uma crise hídrica, mas como muito esforço já foram perfurados  40 poços, implantados 12 sistemas de abastecimento  em cooperação com o governo do Estado. Destacou a importância da Cajucultura no município, gerando a maior receita, vindo em seguida a mandiocultura, e em terceiro lugar a apicultura, que pode ser aumentada, pois devido ao cajueiro, a florada é o ano inteiro, está sendo instalada também uma Casa do Mel, no município.  Estamos com o propósito de implantar o arranjo produtivo do mel para incentivar mais essa atividade que já conta com uma dezena de produtores, disse Araripe. Ele pretende iniciar o planejamento da ação.

O presidente da Faec, Flávio Saboya acredita que a apicultura é uma atividade importantíssima na região semiárida, e que precisa ser incentivada.  O mel do caju também foi debatido na reunião, pelo vice-presidente da Acaju,

PRESENÇAS

A reunião do Agropacto ocorreu na Casa da Cultura de Cascavel, localizada na Avenida Chanceler Edson Queiroz, vizinho ao Polo de Artesanato e  foi coordenada pelo presidente da FAEC, Flavio Saboya   contando com a presença de  cerca de 50  produtores, do  superintendente do Senar-CE, Paulo Helder Braga, presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Hélder Filho, Francisco Araripe Costa, secretário de desenvolvimento econômico de Cascavel, Paulo Jorge, gerente de agronegócio do Sebrae-Ce e Carlos Paulino, articulador de agronegócio também do Sebrae-Ce,  gerente do BB de CAscavel,  Cândido de Oliveira, gerente do BNB, Nelson de Sousa, Eliseu Lima de Sousa, gerente da Conab no Ceará, presidente do Sindicato Rural de Horizonte e Presidente da ASCAJU, Francisco José de Sousa, vice-presidente da ASCAJU, chefe do escritório da Ematerce, Eduardo José Ferreira dos Santos, alunos da Escola Técnica de Cascavel, entre outras.

O superintendente do Senar- CE, Paulo Helder aproveitou para informar que o Sistema Faec/Senar tem um sindicato instalado em Cascavel, e que o Senar tem condições  de oferecer a capacitação dos produtores no campo, como bem destacaram os professores palestrantes. Informou ainda, que o Senar instalou em Cascavel um Polo de Ensino Tecnológico, com um laboratório de informática oferecendo o Curso de Técnico em Agronegócio, com 50 alunos sendo capacitados.

O presidente da Faec disse que ficou satisfeito e entusiasmado com essa possibilidade da apicultura se desenvolver mais em Cascavel. O representante do Senar nacional Ademar  Também participou do encontro, ele está em missão  do programa.