Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO CONHECE PROGRAMAÇÃO DA 23º FRUTAL E DISCUTE PROBLEMÁTICA DA ÁGUA QUE TERÁ CORTE TOTAL PARA AGRICULTURA IRRIGADA

 

DSC_2084

A 23a SEMANA  INTERNACIONAL DE FRUTICULTURA E FLORICULTURA -FRUTAL, que será realizada nos dias primeiro e dois de dezembro próximos, com o tema:  USO EFICIENTE DA ÁGUA NO SETOR AGROPECUÁRIO, foi apresentada hoje, 22,  durante a reunião quinzenal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPCATO, promovido pelo Sistema FAEC/ SENAR- CE . Na sua apresentação o Presidente do Instituto Frutal e Coordenador Técnico da Frutal, Erildo Pontes , destacou os temas dos seminários  e dos ciclos de palestras que irão ocorrer , todos voltados  para o uso estratégico da água. A transposição das águas do Rio  São Francisco  e as  alternativas  de oferta de água, será outro tema abordado  no primeiro  dia primeiro de dezembro, no auditório principal do SENAR- CE , na Avenida Monsenhor Tabosa. Logo após a palestra do Secretário de Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, sobre  A transposição do Rio São Francisco e as alternativas de oferta e água para o Ceará, haverá no período da tarde uma outra palestra  do Diretor de Agronegócio da ADECE, Silvio Carlos Ribeiro,” Buscando a eficiência da gestão dose cursos hídricos no setor agropecuário , e  de 16 as 18 horas, uma palestra sobre Propostas de Pesquisas  e Inovação  Tecnológica para a melhoria do uso da água no setor agropecuário, por Francisco de Sousa , do INOVAGRI  .

No mesmo dia , na sala melão,  serão realizadas mais três  palestras, de 14 as 17 horas,   sobre produção  sustentável de  fruteiras em pequenas áreas , Inovação  do cultivo de banana em  pequenas áreas, participação do pequeno produtor nos   perímetros irrigados  e  Integração  e diversificação na produção agropecuária.

No dia seguinte, 2, a partir 8 haverá um novo ciclo de palestras sobre As Boas Práticas Agrícolas no Uso de Agrotóxicos,  abordando os temas: “Contra a epidemia global da obesidade: Frutas, legumes e verduras saudáveis.” “Desmitificando o uso de agrotóxicos” “Avanço nos registro de Produtos para culturas com suporte Fitossanitário Insuficiente” “Aviação Agrícola: Quebrando paradigmas” Além de outros painéis que ocorreram até as 19:30 hrs

 

 

PRESIDENTE DA FAEC FAZ ANÁLISE DO  MOMENTO ATUAL

DSC_2073O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya,    Destacou a importância dos temas que serão levados à discussão pela FRUTAL, que vem nestes 22 anos procurando difundir a prática da agricultura irrigada, que segundo disse vem passando por um momento crítico, devendo ter suas atividades suspensas totalmente a partir de dezembro próximo, conforme já anunciou o Governo, isto significa a suspensão  de todas as atividades do Baixo Jaguaribe, com a demissão de cerca de 3 mil trabalhadores, se não têm trabalho, as empresas demitem, dai é que venho defendendo o Seguro- Seca.

 

Saboya aproveitou para fazer uma análise do momento atual, que considerou muito difícil , caso não chova nos meses de  fevereiro,março e abril, no resto do ano significa que vamos ter problemas mais sérios. No ano de 2016 já se perdeu muito em termos de produção irrigada, com a    redução das atividades na agricultura e também na pecuária.  Vivemos num estado onde 87% é semiárido, e essas atividades sofrem pela redução dos recursos hídricos.  Passamos, por cinco anos seguidos de seca, e  esse ano lamentavelmente até a  água dos reservatórios faltou e a  a agricultura irrigada foi a que mais perdeu, disse o Presidente da FAEC, isso serviu  também para mostrar aos Produtores que não podem sobreviver no semiárido sem uma reserva alimentar para seu rebanho de pelo menos dois anos.

 

Segundo Saboya, temos  quase 6 milhões de cabeças entre bovinos, caprinos, ovinos e suínos que precisam comer e  também beber , esse rebanho é a força do desenvolvimento do Estado do Ceará . Se as chuvas voltarem novamente, as empresas voltarão a investir, essa é a nossa grande esperança.  No entanto, as informações sobre chuvas não  são tão boas , mas eu  sou otimista , e espero que chova,trazendo uma  grande  recuperação da nossa capacidade hídrica que hoje é só de 7%. Estou otimista com essa perspectiva. ,aliado a coragem  do homem nordestino.Ele  comentou também, que se não chover, virá sem dúvida,o PIPA BOI, carro pipa levando água para alimentar o rebanho.

 

Para Flávio Saboya , a  renegociação das dívidas rurais é um  canal que se abre,  para o produtor voltar a investir,liquidando suas dívidas, tenho esperança que isso será um estímulo às novas atividades em  2017, finalizou Flávio Saboya que anunciou para eta quinta- feira, uma apresentação do Banco do Nordeste sobre esse tema, durante um encontro de presidentes de Sindicatos  Rurais, que se realizará na sede da Federação, a partir das 15 horas.

 

 

APROLECE FAZ BALANÇO  DA MISSÃO  TÉCNICA  A BACIA LEITEIRA  DE ALAGOAS

 

Outro tema abordado no Agropacto  pelo presidente da APROLECE- Associação dos Produtores e leite do Ceará, ,Cláudio Targino foi o resultado  da missão técnica da APROLECE, em conjunto com técnicos  do Sistema FAEC/ SENAR-CE, e do Sebrae- CE, .  feita  no mês de outubro último, a quatro fazendas no Estado de Alagoas. Ele anunciou que nesta  quinta-feira, será  realizada uma reunião da câmara setorial do leite  no Jaguaribe, quando se  começa a discutir as questões da cadeia do leite no interior. ” Precisamos  nos unir para conseguir algum apoio do governo para que o setor sobreviva. Conforme  disse , as Perspectivas de chuva não são boas, e as  águas do São Francisco   só vão chegar aqui no segundo semestre  de 2017.

 

 

 

 

ATT. assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/ SENAR/ CE