Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO PECNORDESTE 2018 

AS NOVIDADES: EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS, SHOWROOM DE TECNOLOGIAS E FESTIVAL DE GASTRONOMIA EM 9 SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO  

    

Com uma programação  com a que envolve mais de 100 ações, entre  palestras técnicas,  mesas redondas,painéis,  cursos de capacitação, 3 seminários: um  Seminário de Palma Forrageira um  sobre Turismo Rural e outro Sobre Contabilidade Rural, duas Exposições, uma de animais de várias raças adaptadas ao semiárido-Expopec e  a XXII Exposição de  Produtos e Serviços Agropecuários, além de  uma Feira Pet, fazem parte da programação do Seminário Nordestino de Pecuária-PECNORDESTE 2018 , apresentado hoje, 5, durante  a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, ocasião em que houve  também uma exposição sobre a Faculdade CNA, a primeira  do Ceará a abrir cinco  curso superiores  sobre  agronegócio, cujas inscrições irão até o dia 27 de julho, de forma on line, com inicio das aulas  no dia 6 de agosto. Dentro do  estande do SENAR no evento, haverá um atendimento presencial  para inscrições  nos cursos da Faculdade.

O  Coordenador do Pecnordeste e Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR -CE Sérgio Oliveira da Silva foi quem  anunciou os  principais eventos deste ano e disse que a expectativa é receber pelo menos 100 caravanas de produtores, 35 mil visitantes   e 4.500  inscritos entre técnicos, produtores, micro e pequenos empresários e profissionais liberais, estudantes, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas,  técnicos agrícolas e pesquisadores . Estamos trabalhando agora a vinda das caravanas de produtores com os  presidentes dos Sindicatos Rurais e o Sebrae, disse Sérgio Oliveira.

 O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do  Estado do Ceará-  FAEC, Flávio Saboya assegura que O PECNORDESTE é o maior evento da pecuária nordestina  por reunir em um só  espaço nove segmentos do agronegócio cearense, e que a Federação faz um grande esforço para realizar o evento  que tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável  do agronegócio da pecuária regional, estimulando a difusão de novos conhecimentos e a geração de negócios ; Ele aproveitou a presença de técnicos de várias instituições,do deputado estadual  Carlos  Matos, secretários e agricultura dos municípios,  presidentes de sindicatos rurais  para convidar  a participarem do evento, também aos pecuaristas do estado do Ceará e de todo o Nordeste.

O Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste está  em sua 22ª Edição e é uma realização do Sistema FAEC/SENAR/ CNA e SEBRAE com o apoio de diversas associações de produtores e parceiros como o Banco do Nordeste do Brasil, FIEC, Governo do Estado e ADECE-Agencia de Desenvolvimento do Estado. O evento será realizado de  5 a 7 de julho próximos, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste. O evento será realizado de  5 a 7 de julho próximos, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste e contará com: Seminários Setoriais (palestras, mesas redondas e painéis), com a participação dos segmentos de apicultura, aquicultura e pesca. artesanato,avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura e suinocultura e turismo rural.

Na ocasião foram apresentados todos os coordenadores dos  9 segmentos. André Freitas Siqueira, presidente do Sindialimentos sugeriu lançar dentro do evento a campanha “Ceará no seu prato”, lançada pelo Sindicato durante a semana santa,cujo objetivo é fortalecer os produtos locais. Já o Presidente da Câmara Setorial do Mel, Vinicus Carvalho, informou que a produção de mel este ano deverá chegar a mil toneladas, com o perigo de não ter comprador, pois devido a maior oferta, o mel passou de R$ 12,00  para R$ 7,00 o quilo.  Estamos nas mãos dos exportadores, precisamos adotar uma política de preço justo para o mercado interno., avalia Vinicius Carvalho. Já o coordenador do segmento de equinocultura,  Rodrigo Freitas, disse que o setor não é só vaquejada, mobiliza mais de 16 bi por ano, e gera mais de 3 milhões. de empregos por ano, no Brasil. Com relação ao Ceará, a Câmara Setorial da ADECE,  a qual preside, está fazendo um diagnóstico do setor .

COMISSÃO TÉCNICO – CIENTÍFICA DE ALTO NÍVEL 

Há 21 anos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC  divide com uma equipe de técnica  de alto nível, formada por profissionais, instituições e associações ligadas agropecuária a responsabilidade de organizar toda a programação técnico-científica e  realizar um dos maiores eventos do Nordeste. Além disso, os produtores e participantes sugerem temas para debates  de interesse ,através de um questionário que preenchem no ano anterior.

Na  avaliação do Presidente da FAEC, ao longo destes 21 anos , o PECNORDESTE vem contribuindo positivamente para o desenvolvimento da pecuária regional, criando oportunidades para um amplo debate, através da discussão de temas importantes que impactam no dia-a-dia do homem do campo, estimulando o empreendedorismo através do desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias.

O  coordenador da comissão técnico-científica,é  o engo agrônomo Eduardo Melo Barroso , e cada um dos 9 segmentos tem um coordenador . As instituições que compõem a Comissão Técnico Científica são: UFC, UECE,  SEAPA,SDA, SENAR-CE, SEBRAE- CE, EMBRAPA, EMATERCE, ADAGRI,SINDIALIMENTOS, ACCC,ACOCECE, ACEAQ, ASCE, CÂMARA  SETORIAL DO MEL E DA EQUINOCULTURA, CEART .

Palestra Magna

A abertura do Pecnordeste será  às 9 horas,do dia 5 de julho,  com a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra a três personalidades, escolhidas pela Diretoria Plena da FAEC, nas categorias política e administração pública, liderança classista, cientifica, tecnológica ou de Ensino. A palestra magna do evento com o tema Gestão e Mercado: o Caminho para o Fortalecimento para a pecuária nordestina, será às 14 horas, do dia 5, realizada pelo  Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, economista pela UJF, com mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa-UFV e Doutorado em Economia Aplicada pela USP. O Pecnordeste receberá cerca de 90 palestrantes  de várias universidades do Brasil (Lavras-MG, Bahia, Rio Grande do Norte e  Ceará) da Embrapa, Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA., Secretaria de  Agricultura, Pesca e Aquicultura- SEAPA, DNOCS, ADECE,  Associação Cearense dos Criadores de Camarão-ACCC, ADAGRI- Agência de Defesa Agropecuária.

Deputado Carlos Matos destaca importância do PECNORDESTE  

“Esse evento se tornou  uma grande oportunidade para que  os médios e pequenos produtores possam se atualizar e ali  ampliar  os conhecimentos, aumentar a produtividade, e,  assim, aumentar sua renda e a sua condição de vida., por isso  achamos que o governo do Estado do Ceará deve apoiar cada vez mais o Pecnordeste, que a cada ano apresenta uma nova programação  e se sustenta há 22 anos”.  Foi o que disse o deputado  estadual Carlos Matos (PSDB), que foi secretário de agricultura irrigada no Estado e pertence a Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa,

Conforme disse,  a   economia da pecuária é importante para o cearense e pela perspectiva social, só no segmento de bovinocultura de leite, temos 74 mil produtores no estado, na  avicultura são 10 mil produtores, e na apicultura outra atividade emergente são 15 mil, unindo com cajucultura temos 130 mil agricultores. Como Secretário tivemos a oportunidade de criar a Agencia de Defesa Agropecuária, que está possibilitando o Ceará tornar-se zona  livre da febre aftosa, de desenvolver um programa de Agente Rural, que socializou a tecnologia em todo o Ceará, criar o Programa Pasto Verde, de pasto irrigado, que fortaleceu muito a bovinocultura no nosso Estado.

SEIS CASOS DE SUCESSO

Serão apresentados seis casos de sucesso como: na Apicultura: Caso de sucesso da Cooperativa Sertaneja Cearense-FAPI, de Paramoti-CE, Na Avicultura:  Dos produtores(as) de frangos e ovos caipira dos municípios de Russas e Limoeiro do Norte/CE ; Bovinocultura: Pastejo irrigado subterrâneo – boa opção para a região nordeste Caprinovinocultura: Confinamento intensivo de ovinos – Caso de sucesso da Empresa Cialne – Maranguape/CE; Seminário da Palma: Produção de Palma Forrageira em pequenas propriedades, pelo proprietário da Fazenda Flores:Turismo Rural: Palestra: Criação e fortalecimento de roteiros turísticos rurais – Casos de sucesso na Ibiapaba.

23 OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

Durante os três dias do evento serão ofertadas  20 oficinas de Capacitação em quatro  espaços diferenciados: na Arena, com  uma arquibancada coberta, os produtores  poderão acompanhar o passo a passo de como fazer uma silagem ensacada. Ali serão oferecidas 7 oficinas sobre: Bioenriquecimento da palma forrageira, Boas práticas na aplicação de vacinas em aves

caipiras – preparação e aplicação,  Silagem ensacada: vantagens, custos e formas de operacionalização na propriedade e sobre: Manejo de Colmeias na alimentação de qualidade no período. O segundo espaço das  oficinas será na Vitrine do SENAR, coordenadas pela Diretora Técnica do SENAR, Ana Kelly Cláudio Gonçalves, com os seguintes  cursos: Oficina: Delícias de Caju, Culinária da Macaxeira, Delícias do Mel,Culinária da Palma Forrageira na alimentação humana, Pães e biscoitos artesanais. O terceiro espaço das oficinas será dentro da EXPOPEC, e o quatro, com  5 oficinas será  ofertada pelo segmento de artesanato: sobre Areia Colorida, a utilização do couro no artesanato, trancado em palha para confecção de bijuterias.

As oficinas da Arena e da Vitrine Senar são gratuitas. Haverá ainda algumas oficinas no espaço da EXPOPEC. Sobre: Características raciais de ovinos nativos: Características raciais de bovinos adaptados ao semiárido, Doma Racional e  Funções de Embocaduras do cavalo.

PRINCIPAIS NOVIDADES

EXPOPEC APRESENTA ANIMIAIS ADAPTADOS AO SEMIÁRIDO

Até 2017, o Pecnordeste fez uma exposição de animais caprinos e bovinos de leite, mas este ano, a comissão técnico -científica resolveu aceitar o desafio e trazer uma exposição completa com animais representando os seis segmentos pecuários adaptados ao semi-árido: bovinos, caprinos, ovinos, suiúos, equinos e aves. O coordenador da Exposição, Henrique Matias, disse que  haverá uma área especial no Estacionamento do Centro de Eventos, mostrando o melhor de cada espécie . No local, o produtor  poderá fazer negócios, adquirir matrizes e  participar das Oficinas de Capacitação. O espaço é aberto ao público de 10 às 22 horas.  A EXPOPEC contará com a participação de cerca de 91 animais  sendo   BOVINOS  das raças: gir, nelore, guzerá, sindi , indubrasil, guzolando, lavinha/sindolando; CAPRINOS: moxotó, Canindé, marota, repartida, azul, graúna e OVINOS: somalis, morada nova, rabo largo, cariri, cabugir, soinga, cocorobó. AVES: racça Indio gigante; SUNINOS :  Landrace

Segundo o coordenador da Comissão Técnico-Científica do Pecnordeste 2018, engenheiro agrônomo   Eduardo Barroso, o evento deste ano apresentará várias novidades ,além  da exposição de animais, citou um  Show- Room de tecnologias com experiências desenvolvidas pelas universidades,  institutos de federação e  por produtores , que ficará a cargo do engenheiro-agrônomo do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará-CENTEC , Francisco Augusto Sousa Junior. Se você tem uma tecnologia comprovada para mostrar, entre em contato com a coordenação . As inscrições para profissionais , estudantes  e caravanas já estão abertas.  No sitewww.pecnordestefaec.org.br . A entrada é gratuita, e as oficinas também . A cobrança de taxa é apenas para as palestras dos nove segmentos e  para o Seminário da Palma Forrageira.

FESTIVAL DE GASTRONOMIA COM A ACCC

No espaço da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, será realizado um Festival de Gastronomia,  sob a coordenação da Associação dos Chefes de Cozinha.-ACC.  O Chef Luciano Ferreira , presidente da ACC, já esteve em contato com a Comissão organizadora do PECNORDESTE, e  informou que haverá a participação de vários chefes apresentando pratos típicos à base de carneiro, aves, suínos, bovinos e crustáceos, incluindo camarão e atum. Os pratos serão vendidos a preços bastante convidativos, permitindo o acesso de todos à nossa  gastronomia, disse Luciano.

SHOWROOM DE TECNOLOGIAS APLICADAS  AO AGRONEGÓCIO

A  22º edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE apresenta  um show-room de tecnologias agropecuárias que premiará as três tecnologias melhores avaliadas. A Mostra acontece na Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, coordenado pelo engenheiro  agrônomo Augusto Júnior,  Será realizada uma votação do público visitante do showroom, para eleger as três tecnologias mais aplicável ao meio rural. Os votos serão computados, por meio digital, durante o período de funcionamento da feira.. Os critérios de participação, avaliação são: Ter uma tecnologia acessível, sustentável e aplicável ao Agronegócio,  ter um CPF, no caso de pessoa física (acima de 18 anos) ou CNPJ, no caso de jurídica, expor e apresentar a tecnologia in loco durante o evento,  estar presente no funcionamento da feira (10h30min às 20h30min) durante os três dias, preencher formulário de inscrição e enviar arquivo(foto ou video), para apreciação da comissão. Entre  os c itérios de Avaliação

          As tecnologias serão avaliadas a partir dos seguintes critérios:

  •           Criatividade;
  •           Funcionalidade;
  •           Custo-Benefício.

Serão selecionados até 08(oito) tecnologias para participarem do espaço durante o evento.

Prazos

  •             As inscrições poderão ser realizadas através do preenchimento do formulário até dia 05/06/2018;
  •             O resultado será divulgado no site do Pecnordeste e do SENAR, até dia 18 de junho.