O Programa AGRINHO do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, iniciou nesta segunda-feira,7, uma nova etapa que é o julgamento dos trabalhos que estão concorrendo aos 5 concursos , cuja premiação ocorrerá dia 22 de novembro . O Agrinho trabalhou em 2019, com 45 municípios envolvendo , 600 escolas, 72.687 alunos ( sendo 35.661 do 2º ao 5o ano, e 37.026, do 6º ao 9º ano ) e 5.250 professores.
A comissão julgadora já recebeu cerca de 300 trabalhos que estão concorrendo na categoria Experiência Pedagógica , 30 na categoria Município Agrinho e as redações do 2o ao 5º ano e do 6º o 9º ano, que ainda estão sendo contabilizadas pois deram entrada na sede do SENAR no último dia 5 de outubro . O julgamento obedece a um regulamento e até o dia 7 de novembro, serão escolhidos os 10 melhores trabalhos nas já citadas categorias.
O tema do Agrinho 2019 foi Cooperativismo e a comissão de avaliação segundo a coordenadora estadual do Programa é composta por cinco membros. Fazem parte da comissão : Irene de Almeida Victor, avaliadora da categoria Município Agrinho- que premia os municípios) , Marília Castelo Branco , coordenação dos trabalhos na categoria Experiência Pedagógica, juntamente com as avaliadoras Regina Célia Ferreira de Oliveira, Suiany Silva de Moraes e Maria do Socorro Costa Rodrigues. Já as redações estão sendo avaliadas por uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) , sob a coordenação de Juarinda Barreira
O resultado das avaliações só será divulgado no momento da solenidade de premiação, o que sempre acaba sendo uma grande surpresa para os municípios participantes. Os prêmios vão desde motos, bicicleta, televisores, sistemas de som.
Sobre o Agrinho
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do SENAR, que visa levar aos estudantes das escolas públicas da zona rural informações, que digam respeito ao trabalho no campo. Este ano , o tema foi Cooperativismo, mas em anos anteriores já foram debatidos de forma transversal dentro das escolas temas como Meio Ambiente, Saúde, Como viver Bem no Semiárido e Cidadania.