Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGRINHO entrega 90 Prêmios entre alunos e professores de 40 municípios

agrinhoCom a presença de mais de mil pessoas, entre alunos, professores, prefeitos, e autoridades , o Serviço Nacional de  Aprendizagem Rural-Senar-Ce, entregou hoje,14,  pela manhã a premiação do Programa Agrinho 2014. O primeiro lugar no tema Saúde, na categoria  Desenho foi para a aluna  da Escola Humberto Ribeiro Lima, Maria Vitoria Cardoso Pereira, do município de Ubajara , e para sua professora, Maria Clezilene de Carvalho,cada uma recebeu um televisor de 21″.  O  primeiro lugar na categoria  Redação  do 4o  ao 5o ano,coube ao aluno da Escola José  Bessa , de Beberibe, Rafaela Matias Ribeiro e sua professora Silvana Lopes Miranda, que receberam respectivamente um televisor com DVD e um computador, e Redação  do 6o ao 9o ano, o primeiro lugar coube a aluna Débora Rocha Batista, e sua professora Maria Romelia  Marques Silva, do município de Pacoti ,com os prêmios de um televisor com DVD e um computador, respectivamente. No item Experiência Pedagógica, 10   professores  foram premiados com motocicleta , notebook, tablet e um troféu do Agrinho, dos  Municípios de Redenção, Guaraciaba do Norte , Quixeré, Aratuba, Caridade, Ubajara ,  Fortim Aracati e Guaiuba. Finalmente  na categoria município Agrinho foram contemplados os municípios de Aracati, Russas, Redenção, Fortim, ITAIÇABA, TIANGUÁ,, ARACOIABA, Morada Nova e Cascavel.,cada um recebeu entre três a um computador que foram imediatamente sorteados e entregues aos diretores das escolas que participaram da promoção.

A comissão julgadora também recebeu um brinde dos patrocinadores do evento, Maria José  Barbosa, do Conselho de Políticas Publicas do Meio Ambiente-CONPAM,que ajudou  juntamente com uma equipe na avaliação das redações do programa disse que  foram apresentadas  mais de 29O redações  analisadas,  mas pelo regulamento do programa apenas 10 são  classificadas, ente os temas  abordados  temas como drogas, alimentação saudável,cuidados com a água, com o lixo, higiene do corpo, coleta de lixo, tudo isso expressado também para desenhos.Os alunos mexeram   Tanto que em  algumas comunidades começaram a adotar coleta de lixo, a saber dos problemas causadas pelas drogas. Ela destacou também a qualidade dos relatórios  técnicos apresentados pelos professores inclusive em prosa e  em verso.

Um dos maiores programas educativos do Ceará, foi assim que o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Hélder Braga, sintetizou o Programa Agrinho que está no seu 12o ano e já levou informação e conhecimento para alunos das escolas rurais de quase metade dos municípios cearenses e que  já escolheu o tema do próximo ano que será o Semiarido. O presidente do Conselho de Administração do Senar e Presidente da Faec, Flávio Saboya,”  disse que este programa e desenvolvido com elevada prioridade, tendo  sua atuação na formação de gerações futuras. ,visando dota-las de uma fundamental educação capaz de superar os entraves do desconhecimento e das praticas tradicionais e empíricas adotadas por gerações presentes e passadas através de ações conjuntas-escola- comunidade rural , objetivando a formação de cidadãos  comprometidos com a defesa de seus promissores interesses no ambiente em que vivem”.

Este ano o Agrino teve atuação em 40 municípios, beneficiando 1.55571 escolas, com a colaboração colaboração de 9.652 professores, beneficiando 186.987 alunos.

Diversos prefeitos como os de Aracati, Mulungu, Russas, Jaguaretama, Redenção, Morada Nova ,secretários municipais de educação dos municípios  participaram da solenidade de premiação, o superintendente do Sebrae, Carlos Cruz um dos patrocinadores do programa disse que ele pode  formar também  novos empreendedores e o representante da Empresa Tortuga DSM-   Ubajara Dutra ,considera que este é um dos maiores programas de responsabilidade social do Ceará. Estiveram  presentes ainda o Presidente  do Conselho Deliberativo do Sebrae,João Porto Guimarães, o! Diretor técnico, Alci Porto, Eduardo Melo Barroso, representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, o Presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, representante do Bnb, Franzé Silveira, e ainda presidentes de diversos sindicatos rurais,  inclusive o presidente da COCEPAT e do Sindicato Rural de Ibaretana, Carlos Bezerra Filho.