Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGRINHO: CONCURSO DO SENAR-CE VAI PREMIAR OS MELHORES EM REDAÇĀO, DESENHO E EXPERIÊNCIA PEDAGÒGICA DE ESCOLAS PÙBLICAS DA ZONA RURAL

Próximo dia 25, a partir das 9 hs, Fortaleza recebe 40 caravanas de igual número de Municípios, e mais de 440 alunos e professores da zona rural, que irão participar da solenidade de entrega de prêmios e homenagens por terem participado do Programa AGRINHO, em 2016 . O programa è uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR- Ce , com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará –FAEC, tem por finalidade motivar os alunos da zona rural a discutirem temas de interesse do seu meio, como Saúde, Trabalho e Consumo, Meio Ambiente, Cidadania e Viver Bem no Semiárido. Este ano o tema foi Viver Bem no Semiárido e participaram 196.987 alunos de 1.711 escolas públicas da zona rural, do 2º ao 9º ano, 9.652 professores em 40 municípios. Como forma de incentivar a participação dos alunos e professores nas aulas, cujo tema é incluído na grade curricular, ė realizado também um concurso em duas categorias : Desenho e Redação para alunos e Experiência Pedagógica para os professores . Já a cidade participa na Categoria Município Agrinho. Este ano, foram apresentados 417 desenhos, 390 redações – de alunos do 2º ao 5º ano, 327 redações – de alunos 6o ao 9o ano, 367 Experiências Pedagógicas e 22 Relatórios do Município Agrinho.
Em cada Município, foram escolhidos os 10 melhores trabalhos nestas áreas, sendo que o concurso de Redação é dividido em duas categorias (do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano), que vão receber como incentivo prêmios que vão desde televisores, a bicicletas, motocicletas, aparelhos de som e dvd., doados por patrocinadores como o BNB, Instituto Tortuga e o Sebrae-CE.
Esta è a última etapa do Agrinho que segue toda uma metodologia operacional Segundo a coordenadora do segmento de Promoção Social do Senar-CE , Kelly Cláudio,o programa é executado de forma transversal desde o inicio do ano nas escolas da zona rural, através de uma estrutura operacional em níveis estadual e municipal, visando o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do Agrinho com o engajamento total dos professores e diretores de escolas, o que confere um especial êxito aos resultados da participação dos alunos. O SENAR – CE elabora e distribui todo o material didático com os alunos e professores, através de cartilhas enfatizando o tema escolhido, contado por histórias infantis, tendo como mascotes dois personagens: o Agrinho e a Aninha. O programa é monitorado em todas as fases de execução por equipes técnicas do próprio Senar, com o apoio e a supervisão técnica da Secretaria de Educação Básica do Estado. Ao Município envolvido cabe indicar uma coordenadora pedagógica, para acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do Programa. Pelo segundo ano consecutivo o tema do Agrinho foi; “Viver Bem no Semiárido” , que de forma pedagógica levou a quase 400 mil alunos ( incluindo os anos de 2015 e 2016) a conhecerem e refletirem melhor sobre o nosso semiárido, suas características e a aprenderem a conviver com as nossos problemas e como superá-los, explica o superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga. Ao longo desses 14 anos “as escolas têm apresentado trabalhos que retratam de forma fiel a ponte entre o rural e o urbano e a melhor forma de fazer isso é colocando em prática o conteúdo recebido em sala de aula, a partir da metodologia do programa – que aplica temas transversais aliada a criatividade e dedicação dos educadores, destaca o Superintendente.
O tema “Viver bem no semiárido’ não é apenas uma frase de efeito. É um propósito que será alcançado quanto mais rapidamente investirmos no HOMEM agente e sujeito de sua própria história, disse o Presidente do Conselho de Administraçāo do SENAR-CE e Presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, dai a importância de levarmos às crianças do meio rural, o conhecimento e a correta orientação abordando a problemática da preservação do ecossistema Caatinga que representa quase 90% do nosso território, que é rico, porém frágil, se não for explorado adequadamente.
O julgamento dos trabalhos é feito por uma comissão composta por consultoras pedagógicas e avaliadoras e técnicas SEMA – Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Colaboram também com o Programa várias instituições parceiras entre eles a Secretaria de Educação do Estado-Seduc, a Aprece, a Amab, a Cocepat e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-Faec.
MUNICIPIOS PARTICIPANTES
Carnaubal, Coreaú, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá,  Ubajara, Frecheirinha, Mucambo, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiúba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Redenção, Aracati, Cascavel, Fortim, Icapui, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro Do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas, Beberibe, Ibicuitinga, Tabuleiro Do Norte, São João Do Jaguaribe, Pindoretama, Iguatu, Saboeiro

OS NÚMEROS DO AGRINHO
196. 987 ALUNOS
40 MUNICÍPIOS
9. 652 PROFESSORES
1.711 ESCOLAS
417 DESENHOS
390 REDAÇÕES DO 2º AO 5º ANO
367 EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
22 RELATÓRIOS DO MUNICÍPIO AGRINHO

O QUE É O AGRINHO
O Agrinho é um programa idealizado pelo Senar Paraná e que vem sendo realizado no Ceará desde 2003 com o objetivo de promover a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, despertando o interesse por temas como: Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Cidadania, Saúde e Semiárido. É um programa educativo, motivador de mudanças de hábitos e atitudes, que prioriza a criança, transformando-os pela educação, em agente de melhorias das condições sociais e econômicas das famílias e da comunidade onde vivem.