Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da FAEC participa de reunião com o Governador e solicita ações de segurança para o Campo

REUNIÃO DA CUPULA DA SEGURANÇA COM SOCIEDADE CIVIL

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Dr. Flávio Viriato de Saboya Neto reapresentou, ontem, dia 10, ao secretário de segurança pública do Estado algumas reivindicações do setor rural, com relação às medidas de segurança no campo. Ele participou da reunião que o Governador promoveu com os três poderes e alguns setores da sociedade.

Segundo Saboya, no setor rural a problemática da segurança é diferente e precisa de uma atenção específica. Nos últimos anos têm ocorrido muitos assaltos, roubo de animais, de veículos e implementos agrícolas em várias propriedades rurais do Ceará.  Nós vimos solicitando várias providências as autoridades policiais e uma delas seria a designação de um interlocutor com a FAEC, no sentido de tomar algumas medidas no momento em que for detectado o problema. Ele citou como exemplo, ações bem estruturadas que roubam animais nas propriedades.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA lançou ano passado o Observatório da Criminalidade no Campo e criou um número para denúncias (61) 2109-1419. O objetivo da CNA é oferecer informações para que seja criado um Programa específico de prevenção de violência no campo, disse Saboya.

Na oportunidade, o presidente da FAEC entregou ao governador uma Cartilha sobre a segurança rural, que destaca a importância de patrulhas rurais.

Na ocasião, ele agradeceu ao Chefe da Casa Civil Elcio Batista e o Assessor Especial Nelson Martins, que sempre deram especial atenção às demandas da Federação da Agricultura e Pecuária. Já convidamos o Secretário da Segurança para debater com os produtores essa problemática no Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO.