Durante a V Mostra de Trabalhos Científicos, realizada nos dias 6 e 7 de junho, no PEC Nordeste 2024, foram apresentados 210 trabalhos de alunos de cursos universitários do Ceará e de outros estados como Rio Grande do Norte e Paraíba. A Mostra contou com o apoio de 44 avaliadores, especialistas em 13 segmentos produtivos.
A professora Adriana Palmieri Borja, coordenadora dos trabalhos científicos, destaca que o aumento expressivo do número de trabalhos submetidos demonstra a confiança de estudantes e orientadores no PEC Nordeste. “Esse crescimento não só reflete o reconhecimento da qualidade e do porte do evento, mas também incentiva a produção acadêmica e o desenvolvimento científico entre os participantes”.
Para Laianny Morais Maia, analista da área vegetal da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e membro da comissão dos trabalhos científicos, a participação da academia no evento beneficia os produtores rurais na medida em que divulga a pesquisa científica e transfere tecnologias ao setor produtivo. “Os trabalhos são uma fonte rica de aprendizado e enriquecimento acadêmico por meio da troca de informações e interação entre estudantes, profissionais e público em geral”.