A queijaria Dona Vita recebeu, na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, o primeiro Selo Arte do Ceará. Emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o selo certifica produtos alimentícios de origem animal elaborados artesanalmente, preservando receitas e métodos tradicionais que refletem características regionais, culturais e tradicionais. A cerimônia foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec).
Para o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a certificação do Mapa é um marco para todos os que produzem alimentos de forma artesanal no Estado. “Precisamos ajudar o produtor rural do Ceará, qualificando e contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades. Por isso, agradeço ao Ministério da Agricultura. Além disso, o selo abre possibilita que o pequeno produtor possa explorar novos mercados”, destacou o presidente da Faec, Amílcar Silveira.
Para Marcelo Oliveira Guimarães, proprietário da Dona Vita, o selo é fundamental para ampliar os mercados da queijaria de Limoeiro do Norte. “Fazer queijo artesanal maturado é uma arte. E é uma honra ser a primeira queijaria do Ceará a obter esse selo”, disse. “Com essa diferenciação, a gente vai tentar entrar em outros mercados no Brasil”.
Augusto Júnior, superintendente do Mapa no Ceará, ressaltou a importância do selo para incentivar os produtores locais. “Os queijos de autoria do Marcelo servem de exemplo para outros produtores. Mostra que devemos ousar e buscar novos mercados”.
A cerimônia contou com as presenças de Odilon Aguiar, ex-superintendente do Mapa no Ceará, que participou do processo de qualificação da Dona Vita; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar; o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Itamar Lemos, diretor técnico da Ematerce; e o presidente do Sindlaticínios, José Antunes.