Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

25 ANOS DO SENAR/CE:  SESSÃO ESPECIAL E AGROPACTO MOSTRAM AÇÕES NO CAMPO 

Será nesta segunda-feira,23, às 14hs, no Auditório deputado Murilo Aguiar , a solenidade de homenagens pelos 25 anos do Senar-CE , uma realização da  Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os homenageados são: José Ramos Torres de Melo Filho – ex- presidente da FAEC e primeiro presidente do Conselho Administrativo do SENAR, Antonio Bernardino de Carvalho, 1o Superintendente do SENAR, Alci Porto Gurgel- Diretor Técnico do SEBRAE-CE, Paulo Remígio Neto – primeiro funcionário do SENAR-CE, Gerardo Angelim de Albuquerque, chefe de gabinete da FAEC e secretário da COCEPAT e Francisco Edilson Soares- Presidente do Sindicato de Tamboril, onde foi realizado o primeiro curso do SENAR.

A sessão especial foi requerida pelo deputado estadual Carlos Matos (PSDB), e será realizada dia 23, segunda-feira, às 14hs, no Auditório Deputado Murilo Aguiar, do Palácio Adauto Bezerra. Em sua justificativa, o parlamentar que já foi secretário estadual de  Agricultura, presidente da Comissão de Agropecuária e da Comissão Especial de Acompanhamento  das Obras de  Transposição das Rio do São Francisco destaca  o importante papel  desempenhado pelo  SENAR  desde 1994, com uma larga folha de serviços prestados ao campo nestes 25 anos de atuação, levando os mais variados tipos de cursos , desde operador de trator a apicultor, fruticultor, em mais de 90 profissões no campo. Temos a convicção  de que a  capacitação, a educação, é o caminho certo para o desenvolvimento do nosso país,  ressaltou Carlos Matos.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara-FAEC e do Conselho de Administração do SENAR/CE, Flávio Saboya disse ser muito importante ter o reconhecimento da Assembleia Legislativa do trabalho do SENAR, e da sessão requerida pelo deputado Carlos Matos. Destacou também,  um requerimento especial do Deputado Estadual  Manoel Duca da Silveira, 2º vice-presidente da Casa , membro da Comissão Especial da Seca  Assembleia e presidente da Subcomissão da Cajucultura, destacando o trabalho do Sistema FAEC/SENAR/CE, na educação do homem do campo e em diversas outras demandas do setor produtivo da agropecuária.  Ele disse que será exibido um vídeo mostrando as ações do SENAR neste período.

 

AÇOES DO SENAR

Até 2018, o SENAR atendeu a 403.437 produtores, realizando  21.225 cursos, com uma carga horária de  877.326 horas-aulas.

Além dos cursos de Formação Profissional Rural- FPR  e de atividades de Promoção Social – PS   com uma oferta de 98 tipos de ações, o SENAR- CE oferece  sozinho , ou em parceria com os  Sindicatos de Produtores  Rurais e com o SEBRAE- CE, 11 (onze) programas especiais, dentre os quais destacam-se: Empreendedor Rural, Sertão  Empreendedor, Negócio Certo Rural- NCR, Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira.

 

Em 2003, deu Início ao Programa Agrinho em 9 municípios,  que hoje atende a 48 municípios e já beneficiou em 15 anos,  2 milhões e 500 mil alunos do 2º ao 9º ano das escolas públicas da zona rural, levando educação não formal em temas voltados para o interesse do campo, como Saúde, Meio Ambiente, Viver Bem no Semiárido e Cidadania.

Merece destaque especial a introdução em 2015,  do Programa de Assistência  Técnica e Gerencial, com um modelo inovador  baseado em cinco pilares. A produção assistida da entidade auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E, que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias. Nesse sentido, a Administração Regional do Ceará está trabalhando desde 2015 em parceria com o Programa Sertão Empreendedor/SEBRAE no atendimento a 455 propriedades, com 82 ações de FPR e 2 ações de  PS.

Outra ação importante foi a implantação em 2015, do Ensino Técnico, através de quatro Polos Presenciais da Rede e-Tec em Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim, os dois últimos criados  em 2017,  com a oferta do curso Técnico em Agronegócio, que formou a primeira turma no último dia 23  de março deste ano e  conta com  mais 292 em processo de formação.

Os cursos de Promoção Social tiveram início a partir de 1996 e hoje representam 30% do total e já mudaram pra melhor a vida de muitas pessoas, que através dos cursos de doces caseiros, utilização dos derivados do leite, do caju, da palma forrageira e da mandioca na alimentação humana ministrados pelo SENAR, hoje se transformaram em empreendedores. Possui 103  instrutores e oito supervisores de campo.

 

AGROPACTO ESPECIAL MARCA OS 25 ANOS DO SENAR NO CEARÁ 

O Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-AGROPACTO desta terça-feira, 24, terá como tema principal   “As ações do SENAR  no Estado do Ceará”, e  como palestrante o ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará FAEC, o engenheiro José Ramos Torres de  Melo Filho, que em 1993 empreendeu os esforços para a instalação do SENAR no Estado e foi o  primeiro presidente do Conselho Administrativo , que teve como primeiro  Superintendente,  Antônio Bernardino de Carvalho (Comandante Carvalho) . Hoje  tem como Superintendente Regional, o engenheiro agrônomo Sergio Oliveira da Silva e como Presidente do Conselho Administrativo, Flávio Viriato de Saboya, também Presidente da FAEC. Flávio Saboya foi Superintendente do SENAR, de 1999 a 2010.

Na ocasião será exibido um vídeo institucional sobre o SENAR e o depoimento de alguns gestores e servidores. O evento contará com a presença de produtores, presidentes de sindicatos rurais, representantes de diversos órgãos / instituições ligados à agropecuária.

 

COMO INICIOU 

Através de um esforço gigantesco os fundadores do SENAR no Ceará conseguiram viabilizar as primeiras parcerias com as Escolas Agrotécnicas Federais de Crato e Iguatu e com os Colégios Agrícolas de  Pacatuba, Mombaça e Lavras da Mangabeira, Cooperativa de Trabalho e Assistência  Técnica, com vistas a  formação dos primeiros  instrutores.A COCEPAT está até hoje atuando em parceria com o SENAR.

Logo vieram novas parcerias com os  Sindicatos Rurais, SEBRAE, Governo Estadual (CODEFAT), Governo do Estado (FECOP), Federação dos Pescadores do Estado do Ceará, Associações Comunitária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias Municipais, MTB/TEM,  SUDENE e empresas privadas para realização de uma  programação mensal de cursos/treinamentos.

Já no seu  primeiro ano de atuação estimou-se oferecer poucos treinamentos mas as metas foram ultrapassadas e foram realizados 431 eventos, com 7.154 aluno. O balanço é significativo, até 2018 o SENAR atendeu a  403.437  produtores, realizando  21.225 cursos, com uma carga horária de  877.326 horas-aulas.

Atualmente, os cursos de maior procura são, por ordem, bovinocultura de leite, avicultura e, em terceiro lugar, a olericultura. O SENAR atua, também, nas áreas de apicultura, caprinovinocultura, suinocultura, aquicultura e pesca equinocultura, dentre outras.

 

CONHECENDO O SENAR 

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade privada, e administrada pela Confederação Nacional da Agricultura – CNA, com sede em Brasília.

O SENAR Administração Regional do Ceará foi instalado no dia 20 de abril de 1993 e está vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.

É um órgão de ação descentralizada, com ações de Formação Profissional Rural – FPR e de Promoção Social – PS, atuando diretamente ou em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

 

Missão

Desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social, voltadas para o homem do campo contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.

A preocupação permanente do SENAR é, portanto, a melhoria da qualidade de vida no meio rural e neste contexto, desenvolve ações que incentivam a preservação do ambiente e dos meios de produção existentes em cada localidade.

 

Metodologia

A Metodologia de ensino do SENAR baseia-se em três princípios básicos:

O Ensinar a Fazer Fazendo

O Aprender a Fazer Fazendo

A Construção de um novo Conhecimento

Os dois primeiros exprimem o caráter prático das ações e atividades, onde o evento transforma-se numa seqüência de demonstrações planejadas.

O último exprime a essência do MÉTODO PARTICIPATIVO, onde o ensino é centrado na participação ativa de quem aprende. A aprendizagem realiza-se mediante a ação do educando.

 

 PRINCIPAIS PROGRAMAS OFERTADOS 

Programa de Formação  Profissional -FPR( em mais de 90 profissões )

Programa de Promoção Social -PS ( cerca de 30 opções)

(AGRINHO e Saúde do Homem e da Mulher)

 

Programas Especiais:

Negócio  Certo Rural

Empreendedor  Rural

Sertão Empreendedor

ATeG -Assistência Técnica e Gerencial

CNA Jovem

Inclusão Digital

Sindicato Forte

Curso de formação de Técnico em Agronegócio

 

 

Maiores Informações :

9-99819640

Para Entrevistas:

Contato Superintendente  SENAR : 9 -9126-5165

Contato Pres.FAEC: 9-92130613